AS MUITAS FACES DO REALISMO INTERNO DE HILARY PUTNAM

UM TRIBUTO

Autores

  • LÉO JÚNIOR PERUZZO

Palavras-chave:

Realismo interno, Externalismo semântico, Holismo semântico, Funcionalismo, Hilary Putnam

Resumo

Este artigo pretende analisar, a partir da obra de Hilary Putnam (1926-2016), algumas das muitas faces de seu realismo interno. Embora seu pensamento seja marcado pelo funcionalismo (posição parcialmente abandonada), são no externalismo e holismo semânticos que repousam suas afirmaçõeschave. Desse modo, inicialmente, reconstruímos como Putnam salvaguarda o realismo interno e sua posição pragmatista a respeito de Wittgenstein. Em seguida, mostramos como o autor sugere que o debate psicofísico entra em colapso, com base na aceitação do valor das propriedades semânticas para a instanciação do conteúdo mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LÉO JÚNIOR PERUZZO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

17-03-2017 — Atualizado em 22-02-2023

Como Citar

JÚNIOR PERUZZO, L. (2023). AS MUITAS FACES DO REALISMO INTERNO DE HILARY PUTNAM: UM TRIBUTO. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 40(1), 9–24. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6784

Edição

Seção

Artigos e Comentários