Constelação, parataxe e ensaio

os arcanos do pensamento da não identidade

Autores

  • Fabiano Leite França

Palavras-chave:

Adorno, Benjamin, Constelação, Ensaio

Resumo

O propósito deste trabalho consiste na reconstrução dos conceitos de constelação, parataxe
e ensaio no pensamento de Theodor Adorno, no intuito de aproximá-los por afinidade, porém,
demonstrando a maneira que cada qual expressa, dentro de suas especificidades, a insistência de
Adorno em um modelo de pensamento no qual o não idêntico: 1) resiste à subsunção conceitual, ao
se dispor em uma configuração constelatória; 2) não sucumbe a justaposições subordinadas próprias
da linguagem meramente comunicativa; e 3) encontra sua melhor expressão filosófica na forma ensaio.
Para tanto, tomar-se-á como ponto de partida o rearranjo da categoria de constelação como herança
do pensamento de Walter Benjamin, para, em seguida, apresentar a ampliação dessa categoria no
pensamento de Adorno, relacionando-a tanto à concepção de parataxe como à acepção da forma
ensaio, mas visando a entender essas categorias enquanto modo de se pensar filosoficamente, com
vistas à elucidação do lugar do não idêntico no âmbito do pensamento dialético.

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Recebido: 17/04/2022 Aceito: 17/06/2022

Publicado

14-09-2022 — Atualizado em 21-09-2022

Como Citar

França, F. L. (2022). Constelação, parataxe e ensaio: os arcanos do pensamento da não identidade. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 45(4), 33–54. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13725

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