Pensar com V. Flusser a propósito da técnica

Autores

  • Helena Lebre Universidade de Évora

Palavras-chave:

Imagens Técnicas, Inobjeto, Pós-História, Imaginação Técnica

Resumo

Do interior da nossa cultura está a emergir uma outra, definida por um outro paradigma, ainda difuso, mas cujo corolário poderia ser marcado pelo advento da fotografia, protótipo da imagem técnica ou tecnoimagem. É obrigatório rever e ressignificar toda a nossa forma de pensar, o envolvimento da nossa consciência e imaginação, na sua relação com o que representa o novo: a tecnociência. O nosso habitar espácio-temporal está impregnado de instrumentos técnicos (digitais), produtores de códigos/signos que determinam as categorias da nossa estrutura sensório-cognitiva e constroem um novo modelo antropoepistémico: o sujeito protésico. Estamos no limiar de uma nova época, determinada por um constructum de cenas imagéticas, a pós-história (expressão cunhada por Flusser): o acesso ao mundo, a sua eventual manipulação e a postura humana ligam-se a códigos comunicativos, provenientes da técnica, imagéticos e visuais, em detrimento da escrita, própria de uma época anterior (história). Se queremos penetrar no Universo em que nos movemos, é indispensável refletir sobre o modo de ser da Técnica, das imagens técnicas e das não-coisas (inobjetos) que o inundam e definem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Lebre, Universidade de Évora

Pesquisadora no Phenomenology and Culture Group – Praxis: Centre of Philosophy, Politics and Culture/University of Évora, Évora – Portugal.

Referências

BAUDRILLARD, J. Simulacros e Simulação [1981] Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

BORGES-DUARTE I. Imagen e Imaginación en la fundación de lo nuevo. In: SÁENZ, M. C.; CALVO, P. T. (ed.). A las IMÁGENES mismas. Fenomenología y nuevos médios. Madrid: Ápeiron, 2019. p.175-196.

FLUSSER, V. Filosofia da Linguagem [1966]. Disponível em: https://monoskop.org/images/3/37/Flusser_Vilem_1966_Filosofia_da_linguagem.pdf Acesso em: 8 dez. 2020.

FLUSSER, V. Natural:mente. Vários Acessos ao Significado de Natureza. São Paulo: Duas Cidades, 1979.

FLUSSER, V. On writing complexity and the technical revolutions. Interview in Osnabrück, European Media Art Festival . 1988. https://www.youtube.com/watch?v=lyfOcAAcoH. |Acesso em: 8 dez. 2020.

FLUSSER, V. Ensaio sobre a Fotografia: para uma Filosofia da Técnica. Lisboa: Relógio D’Água, 1998a.

FLUSSER, V. Ficções Filosóficas. S. Paulo: Editora da Universidade de S. Paulo, 1998b.

FLUSSER, V. Standpunkte: Texte zur Fotografie. v. VIII. Göttingen: European Photography, 1998c.

FLUSSER, V. Writtings. Ed. A. Ströhl, Trad. Erik Eisel. Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 2002.

FLUSSER, V. Do Inobjeto. ARS, São Paulo, v. 4, n. 8, 2006.

FLUSSER, V. A não-coisa 2 [1989]. O Mundo Codificado. R. Cardoso (Org.), trad. pt. de Raquel Abi-Sâmara. S. Paulo: Cosac Naif, 2007.

FLUSSER, V. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. S. Paulo: Annablume, 2009.

FLUSSER, V. Uma Filosofia do Design: A Forma das Coisas. Lisboa, Relógio D’Água, 2010.

HEIDEGGER, M. La question de la Technique [1954]. Essais et Conférences. Trad. fr. de André Préau. Paris: Gallimard, 1958.

SARTRE J.-P. A Imaginação [1936]. Lisboa: Difel, 1988.

Recebido: 08/01/2021 - Aceito: 08/3/2021

Publicado

17-05-2021 — Atualizado em 01-07-2022

Como Citar

Lebre, H. (2022). Pensar com V. Flusser a propósito da técnica. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 44(Special issue 1), 117–140. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/11428