Chamada para número especial: “Filosofia(s) do Sul: entre a África e a América Latina”

15-04-2020

Chamada para número especial

Trans/Form/Ação: revista de filosofia da Unesp

(publicação: segundo trimestre de 2021)

 “Filosofia(s) do Sul: entre a África e a América Latina”

 PRAZO PARA SUBMISSÃO: 15 DE AGOSTO DE 2020

 Os estudos sobre movimentos sociais e de protesto no Sul Global, e nomeadamente em África e em América Latina, se multiplicaram ao longo dos últimos anos, devido, essencialmente, ao seu protagonismo, que levou a mudanças significativas, quer em termos de obtenção de novos direitos, quer na arena política. Entretanto, o que prevaleceu foi uma aproximação epistemológica baseada em pesquisas empíricas, carecendo ainda, na maioria dos casos, uma reflexão mais profunda sobre os elementos ontológicos da sociedade civil africana e latino-americana no seu todo. Inquietações sobre a sua natureza, o que é que ela pretende, para que ela atua, que tipo de princípios éticos e políticos ela propõe, quais seus limites e desafios são apenas algumas das questões que uma reflexão filosófica deveria trazer à tona, indo além do estudo meramente descritivo da mesma.

Num constante diálogo com as outras disciplinas das ciências sociais, este número da revista Trans/Form/Ação incentiva a submissão de artigos sobre sociedade civil e movimentos sociais no Sul Global, com referência especial aos casos africanos e latino-americanos, inclusivamente no diálogo que estes conseguiram estabelecer, em consideração dos muitos elementos comuns às duas áreas geográficas. Será interessante compreender os elementos dialéticos e dialógicos entre espaços de originalidade de filosofias e modos de vida centrados em tradições epistemológicas típicas da cultura africana, tais como o Ubuntu, a Razão Negra ou práticas tradicionais ou comunitárias, assim como na tradição pós-colonial latino-americana, que desaguou em várias correntes de pensamento, ainda hoje atuais. De preferência, os artigos deverão trazer reflexões centradas em abordagens filosóficas pós-coloniais, relativas ao continente africano assim como à diáspora e aos desafios similares enfrentados pelos países latino americanos, capazes de propor modelos de pensamento e de existência que partam da necessidade de uma mudança radical do paradigma atual, a que a sociedade civil poderá contribuir sobremaneira.

Serão classificados apoximadamente quinze artigos, distribuídos, proporcionalmente, em torno de três grandes eixos: Ética, Filosofia Política e Epistemologia. Serão aceitos manuscritos de pesquisadores/as doutores/as preferencialmente nativos ou de instituições do hemisfério sul. Os temas, filosóficos ou de interesse filosófico, sendo historiográficos, devem se basear, na sua essência, em pensadores/as desta parte do planeta.

Os textos devem seguir as normas para publicação da revista, expostos em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/Normas. Em especial, devem estar de acordo com o modelo padrão, que pode ser baixado em: https://drive.google.com/file/d/1ltAX4T52jnldtN3eWdbQUhhdvD3XdfBM/view.

Ao submter o artigo na página da revista, ele deve ser nomeado da seguinte maneira: FILOSOFIAS DO SUL, NOME DO TEXTO SUBMETIDO.

Como vem acontecendo a partir deste ano, os manuscritos aprovados na avaliação duplo-cega serão comentados pelos pareceristas, havendo a anuência dos envolvidos.

Esperamos que este volume especial possa trazer contribições para o pensamento político, ético e espistemológico, ampliando o conhecimento sobre questões pertinentes ao hemisfério e possibiltando o fortalecimento de uma filosofia do sul.