O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács
Palavras-chave:
Lukács, romance, modernidade,Resumo
O presente artigo investiga como A teoria do romance (1916) de G.Lukács, um texto fragmentado e de ocasião, tornou-se um clássico da reflexão sobre a modernidade. Para Lukács, o romance é a forma artística que corresponde à fratura entre o sujeito e o mundo, vivida pelo homem contemporâneo. Utilizando o conceito de “símbolo esvaziado” este texto apreende em que medida o autor ao rever as classificações anteriores sobre o gênero romance, perpetua a tradição romântica ou rompe com ela, elaborando conceitos originais para a compreensão da modernidade na literatura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-01-01
Como Citar
Silva, A. A. da. (2006). O símbolo esvaziado: a teoria do romance do jovem György Lukács. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 29(1), 79–94. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/905
Edição
Seção
Artigos e Comentários
Licença
Copyright (c) 2021 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.