DISCURSOS DUPLOS (DISSOI LOGOI), TRADUÇÃO ANOTADA

Autores

  • JOSEANE MARA PREZOTTO

Palavras-chave:

Discursos Duplos, Sofística, Retórica, Antilogia, Relativismo

Resumo

Tradução anotada do tratado anônimo sofístico datado do começo do séc. IV a.C., Dissoi Logoi, ou “Discursos Duplos”. A apresentação do texto traz informações básicas sobre transmissão do texto, autoria, datação e uma pequena discussão sobre a caracterização das teses nele presentes. As notas da tradução analisam passagens e conceitos importantes, sugerem questões e inter-relações com outras obras, buscando traçar um panorama possível de interpretação do texto. O tratado, incompleto, compõe-se de nove pequenos capítulos que versam sobre temas importantes durante o período de atuação do movimento sofista e pode ser considerado um exemplar das técnicas retóricas ensinadas por esses pensadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSEANE MARA PREZOTTO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

17-03-2017 — Atualizado em 22-02-2023

Como Citar

PREZOTTO, J. M. (2023). DISCURSOS DUPLOS (DISSOI LOGOI), TRADUÇÃO ANOTADA. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 40(1), 253–288. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6794

Edição

Seção

Artigos e Comentários