Palavra do Editor
Vem a público o quarto fascículo do volume 40 da Revista TRANS/ FORM/AÇÃO, correspondente aos meses de outubro a dezembro de 2017. Este número traz onze artigos, os quais contemplam pensadores que vão de Tomás de Aquino a John Rawls e Hannah Arendt, concentrando-se, tal como o fascículo anteior, em autores e temas contemporâneos.
Abre o presente número um artigo sobre a questão dos universais em Tomás de Aquino, seguido por um estudo que tematiza a origem do cogito cartesiano, acentuando a influência de Pierre Charron na obra de Descartes. Os demais trabalhos dissertam, predominantemente, sobre autores contemporâneos: o pragmatismo de Peirce, a fenomenologia de Heidegger, os jogos de linguagem de Wittgenstein no “domínio da ética”, a influência de Marx e Schopenhauer no pensamento de Horkheimer, a crítica de Marx à religião, a intuição filosófica bergsoniana, concebida como “ato de resistência”, o mito no teatro de Sartre, os direitos humanos à luz da teoria da justiça de Rawls e, finalmente, a atual “crise ecológica”, a partir do pensamento de Hannah Arendt.
Sendo este o último fascículo por mim editado, aproveito para agradecer imensamente ao Departamento de Filosofia da UNESP, pela oportunidade de conduzir, por dois anos, esta prestigiada Revista. Agradeço, também, a toda a equipe que comigo trabalhou durante esse período: Rony Farto Pereira, William Pickering, Sonia Faustino, Gláucio Rogério de Morais, Edna Lúcia Bonini de Souza e Marlon Henrique Aramor. A todos, muito obrigado pela eficiente colaboração.
Ao público interessado em filosofia, faço votos de uma excelente leitura.
Paulo César Rodrigues[1]
[1] Docente do Departamento de Filosofia da UNESP – Campus de Marília – SP – Brasil – paulo. rodrigues@marilia.unesp.br