Palavra do Editor
É com alegria que apresentamos o segundo fascículo do volume 40 da Revista TRANS/FORM/AÇÃO, correspondente aos meses de abril a junho de 2017. Trata-se de um fascículo temático, integralmente dedicado ao filósofo francês Henri Bergson. Neste número, encontram-se reunidos artigos de alguns dos principais pesquisadores da filosofia de Bergson no Brasil, bem como duas contribuições estrangeiras e uma tradução de um artigo de Camille Riquier, importante referência, na França, nos estudos bergsonianos.
Os temas abordados, nos onze artigos aqui compilados, abrangem tanto a relação de Bergson com outros pensadores (Kant, Merleau-Ponty, Deleuze), quanto investigações de alguns tópicos de extrema relevância em sua obra: a complexa relação entre método intuitivo e metafísica; o confronto entre “paradigma intuitivo” e “paradigma linguístico”; o papel dos “planos de consciência” na atenção e no funcionamento da memória; a dicotomina “eu profundo” e “eu superficial”; a concepção de democracia e sua relação com a liberdade e a determinação; e, finalmente, a política e a concepção bergsoniana de guerra.
Agradecemos vivamente as contribuições e, em especial, a Débora Cristina Morato Pinto, pelo interesse e dedicação a este fascículo. Entregamos, portanto, ao público interessado, nosso Dossiê Bergson, fazendo votos de excelente leitura.
Paulo César Rodrigues[1]
[1] Docente do Departamento de Filosofia da UNESP – Campus de Marília – SP – Brasil – paulo. rodrigues@marilia.unesp.br