PALAVRA DO EDITOR
É com muita satisfação que trazemos ao público interessado em filosofia o novo fascículo da Revista TRANS/FORM/AÇÃO. Trata-se do primeiro fascículo do volume 39, correspondente ao primeiro trimestre de 2016, lembrando que, a partir deste ano, a revista será trimestral.
A presente edição oferece nove artigos sobre filosofia contemporânea (entendendo por isso a reflexão desenvolvida do século XIX aos nossos dias) e um artigo sobre Leibniz que, embora aborde a questão dos futuros contingentes nesse autor moderno, a relaciona com pesquisas mais recentes em lógica temporal e plurivalente. Por isso, pode-se dizer, oferecemos aqui uma coletânea, visivelmente eclética, sobre a pesquisa filosófica contemporânea: o pensamento do jovem Heidegger, a relação de Foucault com a psicanálise, de Bergson com Einstein, as ideias sociais e pedagógicas de Gregory Bateson, um artigo sobre lógica e ciências cognitivas e outro sobre a crítica de Hilary Putnam ao relativismo cognitivo, a teoria do valor na economia política de Marx, a recepção da dialética negativa de Adorno e, finalmente, o debate em torno do pós-modernismo são os temas recobertos pela presente edição. Nota-se, pela natureza dos artigos publicados, que esta primeira revista do volume 39 contempla tanto a chamada tradição continental quanto a filosofia analítica, bem como as interfaces da filosofia com outras áreas do conhecimento (física, psicologia, educação, economia etc.), evidenciando a índole eminentemente pluralista e interdisciplinar da pesquisa filosófica contemporânea.
Aproveito para agradecer a confiança do Departamento de Filosofia da UNESP-Marília por me conceder a função de editor desta prestigiada publicação pelo próximo biênio (2016-2017); agradeço também ao editor anterior, Professor Kleber Cecon, pela ajuda neste momento de transição e pela singular competência com a qual desempenhou a função de editor, nos dois últimos anos; ao Marlon Henrique Aramor, pela colaboração constante e inestimável como secretário da revista; ao CNPq, pelo auxílio financeiro à editoração e ao Programa de Apoio às Publicações Científicas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP (PROPe), pelo aporte concedido anualmente.
Esperamos que esta coletânea estimule nossa reflexão sobre os temas e os problemas filosóficos mais pertinentes de nosso tempo. Boa leitura.
Paulo César Rodrigues[1]
[1] Docente do Departamento de Filosofia da Unesp – Campus de Marília – SP – Brasil – paulo.rodrigues@marilia.unesp.br