Palavras da Editora
Este último fascículo de 2013 pode ser considerado como dedicado à filosofia contemporânea, uma vez que nele, exceto um artigo sobre a antiga – que analisa a narrativa de Platão sobre Gyges (República, 359d-360b) – e outro relativo à filosofia renascentista, posto que tematiza a noção de ens a partir do seu uso por Caetano, ao interpretar Tomás de Aquino, predominam textos da filosofia cotemporânea, seja constituindo um leque variado de abordagens nas filosofias de Husserl, Albert Camus, Saussure e Merleau-Ponty, Hannah Arendt, Jean-Paul Sartre, Peirce, seja analisando problemas da lógica deôntica pragmática ou tematizando a filosofia da mente. A esses artigos somam-se, um um texto de Georg Lohmann sobre a filosofia da história na teoria crítica da sociedade de Jürgen Habermas, a resposta deste ao texto de seu ex-aluno, uma resenha crítica acerca da correspondência entre Adorno e Benjamin. A resposta de Habermas, ainda que constitua um texto curto, é inédita até mesmo para o meio acadêmico alemão e contou com a autorização do próprio filósofo para ser publicada em TRANS/FORM/AÇÃO. A ele, ao professor Georg Lohmann, da Otto-von-Guericke-Universität, de Magdeburg/Alemanha, bem como a Smail Rapic, organizador da coletânea “Habermas und der Historische Materialismus”, da qual ambos os textos constam e que deverá ser lançada no próximo ano pela editora Alber, de Freiburg/Alemanha, pela autorização concedida a nós para que o publicássemos com antecedência em TRANS/FORM/AÇÃO, o nosso muito obrigado.
No desempenho final de minha função de editora da revista, registro meus agradecimentos à equipe responsável pelo trabalho de formatação e encaminhamento da revista: Maria Rosângela de Oliveira, Edevaldo Santos e Rafael Rubens (estagiário), do Laboratório Editorial; Sylvia Horiguela de Moraes, Renato Geraldi, Aparecida de Moraes Sgorlon Trinca, do Escritório de Pesquisa; Renata Alonge, estagiária da revista; Edna Lucia Bonini de Souza, secretária do Departamento de Filosofia; Lúcio Felippe de Mello Neto, do Serviço Técnico de Informática; Terezinha Cristina B. Vernaschi, bibliotecária da Biblioteca da FFC/UNESP-Marília; a Rony Farto e William Pickering, pelo trabalho de revisão de português e inglês respectivamente. Devo ainda agradecer ao Departamento de Filosofia pela confiança e oportunidade concedidas; especialmente agradeço ao professor Ubirajara Rancan de Azevedo Marques, pela indicação de meu nome para substituí-lo em tão relevante função. Igualmente registro meus agradecimentos às fontes externas que apoiam a revista: ao SciELO, pela disponibilidade e competência com que acata e veicula os fascículos de TRANS/FORM/AÇÃO; à Prope – PróReitoria de Pesquisa, pelos subsídios concedidos à revista, em 2012 e 2013; ao CNPq, pela aprovação da solicitação feita e decorrente verba liberada para o ano de 2012, e à FAPESP, pela concessão de recursos para impressão dos fascículos publicados no decorrer de 2013.
Por fim, meus agradecimentos a você, leitor da revista, sujeito oculto, múltiplo e sempre presente, que nos acompanhou nesses dois anos de editoração e ao qual todo esse trabalho conjunto é dedicado,
Clélia Aparecida Martins