APRESENTAÇÃO

Este fascículo de TRANS/FORM/AÇÃO reúne treze textos consagrados ao tema “Filosofia Medieval”. Os estudos que se seguem concentram-se em uma temática que abrange a antiguidade tardia, o medievo e o pensamento de Heidegger, e são de autores da geração recente de medievalistas no país e refletem seus interesses de pesquisa.

Os trabalhos concentram-se em certo número de temas: a dimensão teleológica e amorosa da ética agostiniana; o problema da referência da linguagem humana à natureza divina segundo Anselmo; o pensamento de Hildegarda de Bingen e sua importância e atualidade; dois métodos resolutivos de inconsistência em Raimundo Lúlio; o conceito de representação política em Marsílio de Pádua; o percurso heideggeriano de destruição da ontologia medieval e uma reflexão crítica. Dois artigos e uma tradução implicam o tema da unidade: metafísica da unidade e ontologia em Meister Eckhart; a questão da unidade e a origem do mundo em Avicebron; tradução da interpretação de Avicena de um texto do Alcorão sobre a unicidade divina. Dois artigos envolvem a noção de Trindade: a hermenêutica e a teoria da história de Joaquim de Fiore em chave trinitária e sua recepção; as expressões da Trindade como expressões do amor em Nicolau de Cusa. Dois artigos são de estética medieval: a estética do corpo no medievo; ascetismo, arte e beleza em Bernardo de Claraval.

Esperando estarmos todos contribuindo para as pesquisas em Filosofia Medieval e o reconhecimento da sua importância, expresso meus agradecimentos aos colegas medievalistas, bem como à Dra. Clélia Aparecida Martins, editora da TRANS/FORM/AÇÃO, e à equipe editorial do periódico.

Andrey Ivanov

Organizador