APRESENTAÇÃO

 

Marcos Antonio Alves[1]

 

Com muita alegria, apresentamos o primeiro lote de textos na modalidade de publicação em fluxo contínuo. Esta é mais uma inovação da revista, parte das atividades comemorativas de seu jubileu de ouro. Assim, uma vez aprovados e cumpridos todos os trâmites de correção, os artigos podem ser publicados isoladamente, independentemente de estarem inseridos em um número dentro de um volume. Com essa decisão, esperamos diminuir ainda mais o espaço de tempo entre a aprovação definitiva dos textos e sua publicação. Alves (2023) https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15035, divulga um conjunto de ações concretizadas nos últimos dois biênios da revista, prestando contas ao nosso leitor e demais parceiros da revista.

Este primeiro lote de textos ora publicado, já apresanta uma inovação, favorecido pela modalidade de publicação em fluxo contínuo: estamos publicando, ao mesmo tempo, textos de dois fascículos do volume 47, referente ao ano de 2024. Trata-se do número 1 e da seção temática “Perspectivas femininas no pensamento filosófico”. A chamada para submissões dessa edição está aberta até 30 DE JUNHO DE 2024. Para ser inseridos na seção temática, os textos precisam estar alinhados em algum dos seguintes requisitos:

 

1.             Ser texto de conteúdo ou de interesse filosófico no qual o primeiro autor seja do gênero feminino, preferencialmente da área de humanidades.

2.             Retratar, como tema central, o pensamento de filósofa(s), ou versar, por exemplo, sobre questões de gênero, feminismos, sexualidades.

 

Com esta chamada, buscamos reunir textos na temática em questão, dando-lhes maior visibilidade. Também almejamos contribuir para o aumento na participação do gênero feminino no pensamento filosófico, seja com autoras protagonistas de textos, seja com referências de seu pensamento, no Brasil e no exterior. Ademais, visamos favorecer o debate interdisciplinar e avanço do conhecimento na área, sendo meio de fomento à igualdade oportunidades na socialização do conhecimento, o respeito às diversas tendências do saber, em todas as áreas da filosofia, conforme parte de nossa missão. Os artigos devem seguir os mesmos critérios de submissão da revista e passam pelo mesmo processo avaliativo de revisão por pares duplo cega.

As submissões devem ser feitas pelo site: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/about/submissions. Marcar a seção: “Perspectivas femininas no pensamento filosófico”.

Esta é mais uma prática da Trans/Form/Ação em busca de diminuir desigualdades. Nos últimos anos, além da procura de avaliadoras para emissão de parecer aos textos, também buscamos igualar o número de mulheres e homens no conselho editorial e na produção de comentários. Em outras frentes, também ampliamos a participação na revista de pesquisadoras/es do hemisfério sul, em especial da América Latina e da África.

Nos últimos anos começamos uma série de parcerias para publicação de Dossiês, visando a divulgação de temas comuns entre textos, visando contribuir para o avanço e socialização do conhecimento, em especial na sua divulgação, favorecendo a diminuição de desigualdades, seja de gênero, raça, distribuição geográfica. Em 2020, publicamos um fascículo temático sobre Filosofia(s) no(do) Século XX, direcionado ao pensamento ocidental, centrado no hemisfério norte. No ano seguinte, em parceria com o Centro de Filosofia, Política e Cultura, sediado na Universidade de Évora, Portugal, publicamos o “Dossier Filosofia da Técnica e da Tecnologia”. No mesmo ano, em parceria com a UFBA, publicamos o “Dossier Ernest Sosa”, uma homenagem ao pensador em questão, com um artigo do próprio homenageado, já incitando a participação de pensadores do hemisfério sul na temática. Em 2022, em parceria com a UFPE, via Instituto de Estudos de África da Universidade Federal de Pernambuco, publicamos um Dossiê sobre o pensamento do Hemisfério Sul, denominado “Filosofias do Sul: entre a África e a América Latina”. Em parceria com editores do oriente, publicamos duas edições, uma em 2022 e oura em 2023, sobre Filosofia Oriental. Neste ano de 2023, publicamos o dossiê “Filosofia autoral brasileira”, dividido em dois tomos. Para 2024, publicamos a seção temática Perspectivas femininas no pensamento filosófico.

Esperamos, com estas novas práticas continuar contribuindo para o avanço do conhecimento, diminuição de desigualdades e fomentando o debate sem preconceitos. Convidamos para acessar nossa página, acessando nossas publicações e fazer suas submissões na revista.

 

Referência

ALVES, M. A. Apresentação. Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp, v. 46, n. 4, p. 09-24, 2023.

 

Recebido: 19/09/2023

Aceito: 23/09/2023

Publicado: 10/10/2023



[1] Docente no Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP – Brasil. Líder do Grupo de Estudos em Filosofia da Informação, da Mente e Epistemologia – GEFIME (CNPq/UNESP). Editor responsável da Trans/Form/Ação: revista de Filosofia da UNESP. Pesquisador CNPq/Pq-2. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5704-5328. E-mail: marcos.a.alves@unesp.br.