PALAVRA DO EDITOR

Trans/Form/Ação, consternada, registra o falecimento, em 8 de março p.p., de Maria Elisa de Oliveira, querida colega que compôs o Departamento de Filosofia da UNESP, entre 1983 e 2001, período no qual se dedicou, entre outros autores e obras, aos pensamentos de Gaston Bachelard, Clarice Lispector e Georg Philipp Friedrich Freiherr von Hardenberg (Novalis).

Em razão de equívocos de editoração no texto correspondente à tradução realizada por João Paulo Simões Vilas Bôas, publicada no fascículo 2 do número 33 de Trans/Form/Ação - "NIETZSCHE COMO DESTINO DA FILOSOFIA E DA HUMANIDADE? Interpretação contextual do § 1 do capítulo 'Por que sou um destino', de Ecce Homo" -, esse mesmo trabalho, agora corretamente, é republicado por inteiro no presente fascículo. Escusando-se com o autor, Trans/Form/Ação lamenta o ocorrido.

O presente fascículo contém dez contribuições: oito artigos (dois de investigadores chilenos, um de pesquisador italiano) e duas traduções. Os temas nelas tratados envolvem, entre outros, os pensamentos de Platão, AlFarabi, Averróis, Maquiavel, Rousseau, Hegel, Nietzsche, Hannah Arendt, Deleuze, abrangendo, ainda, questões da filosofia hindu, da lógica e da filosofia política.

Ainda em 2011, afora o fascículo "2" deste mesmo volume "34", Trans/ Form/Ação publicará outros dois fascículos especiais, temáticos, consagrados respectivamente a "Kant e a biologia" e a "Estética". O primeiro conterá dez artigos (cinco dos quais de autores estrangeiros), o segundo, outros onze (quatro dos quais de acadêmicos do exterior), todos já recebidos e em fase de revisão e normalização de citações. Estima-se que "Kant e a biologia" seja publicado em agosto, "Estética", em outubro.