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CAMINHANDO PARA A INCLUSÃO: NARRATIVA DE VIDA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p277-294

Palavras-chave:

Atividade motora adaptada, Educação física, Narrativa, Inclusão

Resumo

O percurso histórico da educação física carrega consigo marcas de uma história excludente, sendo utilizada inicialmente para preparar a juventude para a defesa da nação, em outro momento para fortalecer o trabalhador para a indústria e, posteriormente, para formar talentos esportivos para representarem a Pátria nos Eventos Internacionais. O presente trabalho teve como objetivo compreender a trajetória de vida de uma professora de educação física e a chegada de pessoas com deficiências nas suas aulas regulares. Utilizamos para a interpretação dos fenômenos a pesquisa narrativa e as aproximações desse relato com as pesquisas (auto) biográficas. Buscamos suas experiências vividas por meio de provocações problematizadoras. Foram realizados três encontros para a escrita dos relatos. Foi possível observar certa dificuldade por parte da professora participante em falar do vivido. No seu desenvolvimento, a mãe teve papel fundamental, pois sempre falava que ela deveria ser forte e que existiam pessoas em situações piores que a dela. O tratamento dispensado aos seus alunos com deficiência está ancorado na maneira como foi tratada por sua mãe procurando passar para seus alunos as suas reais possibilidades.

Recebido em: 23/03/2021

Reformulado em: 11/05/2021

Aceito em: 17/05/2021

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Biografia do Autor

Jorge Marcos Ramos, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Doutorando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Adriana Barroso de Azevedo, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Doutora em Educação

Professora da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Pró Reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa) da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

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2021-05-24 — Atualizado em 2021-05-24

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