SIGNIFICAÇÕES DE UM UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Phelipe Lins de Moura
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2019.v20n2.07.p179

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Significação, Inclusão Escolar

Resumo

Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em meios, através de estratégias e metodologias, que proporcionem o sucesso e aprendizado dos alunos. Esta pesquisa buscou apreender, por meio das significações, o processo educacional de um aluno com deficiência visual, desde a educação básica até o ensino superior. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, a partir de um estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio do uso da entrevista semiestruturada, que foi transcrita e posteriormente analisada mediante os núcleos de significações. Os resultados do estudo mostraram que o caminho percorrido pelo aluno não foi fácil, tendo uma maior inclusão na Educação Superior, mas ainda há muitas lacunas a serem superadas e, com isso, o processo de aprendizagem do aluno com deficiência visual fica limitado e com muitas barreiras, as quais perpassam as estruturas físicas das instituições, a falta de materiais e as atitudinais negativas. Esses resultados sugerem que a inclusão educacional depende, sobremaneira, da adoção de atitudes positivas e da participação de toda comunidade, de forma a reduzir as barreiras na aprendizagem e favorecer o processo de formação da pessoa com deficiência.

Recebido em: 18/12/2019

Reformulado em: 20/12/10

Aceito em: 20/12/10

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Publicado

2020-01-21