EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM CONTEXTO INCLUSIVO E O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO: UM ENSAIO TEÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n2.p161-170

Palavras-chave:

Educação Física Inclusiva, Atividade Motora Adaptada, Estratégias de Ensino.

Resumo

A Educação Inclusiva é hoje um dos maiores desafios na ação docente e na prática pedagógica, sobretudo, nas/durante as aulas de Educação Física. Neste complexo contexto e com o intuito de colaborar para o processo formativo continuado dos/as professores/as de Educação Física, este ensaio teórico almeja como objetivos apresentar diferentes perspectivas inclusivas, discutir o processo inclusivo nas aulas de Educação Física face ao conceito da “Diferença” e apresentar diferentes estratégias de ensino considerando a potencialidade do estudante com deficiência, a fim de estas estratégias sejam instrumentos facilitadores para a elaboração de propostas pedagógicas mais equitativas. O texto está organizado em dois momentos sendo que, no primeiro momento o objetivo centra - se em esclarecer conceitos essenciais e pertinentes ao desenvolvimento da Educação Inclusiva e discutir sobre a inclusão escolar na perspectiva dos estudantes com deficiência, no segundo momento tecemos uma discussão sobre a limitação versus a potencialidade apresentando diferentes possibilidades e estratégias de ensino facilitadoras ao processo inclusivo. Muitos fatores por vezes interferem de forma negativa no sucesso do processo inclusivo, contudo, mesmo com tantas adversidades os professores de Educação Física têm atuado como agentes transformadores ao envolver a comunidade educativa em práticas pedagógicas equitativas. 

Recebido em: 29/07/2022

Reformulado em: 19/08/2022

Aceito em: 19/08/2022

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Publicado

2023-01-11