A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ADAPTADA NO PARANÁ: CAMINHOS TRILHADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p109-126

Palavras-chave:

Esporte, Formação, História, Pessoa com deficiência, Atividade motora adaptada

Resumo

O presente estudo buscou apresentar o processo histórico do desenvolvimento da disciplina de Educação Física Adaptada (EFA) na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e descrever suas relações com os egressos do curso de Educação Física, que vieram a atuar em instituições para pessoa com deficiência com o esporte paralímpico. A pesquisa possui caráter qualitativo e o método de investigação utilizado foi a História Oral Hibrida. Foram entrevistados três ex-alunos e a primeira professora da disciplina. A partir das análises percebeu-se que os entrevistados vivenciaram momentos distintos da implementação da EFA e contribuíram para a sua formação. O modelo de formação na graduação indicou a UFPR como ponto de partida para o mercado profissional.

Recebido em: 03/12/2020

Reformulado em: 11/02/2021

Aceito em: 18/02/2021

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Publicado

2021-04-05