TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p175-194

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Educação Física Escolar, Autismo, Educação Especial

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a interface entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Educação Física (EF) no contexto escolar, por meio de um estudo teórico. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura envolvendo TEA e a Educação Física Escolar (EFE). A busca envolveu artigos científicos publicados nas bases de dados Medline, LILACS, Scopus, SciELO e Web of Science a partir da década de 80 a dezembro de 2019. Foram selecionados 17 artigos, os quais foram submetidos à análise temática, que gerou três categorias: a) O ambiente e seus estímulos sonoros e sensoriais durante as aulas de EFE diante das condições dos estudantes com TEA; b) A interação dos estudantes com TEA durante as aulas de EFE; e c) Estratégias de organização espacial e temporal durante as aulas de EFE junto aos estudantes com TEA. Os resultados demonstraram a dificuldade dos professores de EF em incluir esses estudantes em suas aulas e a necessidade em reduzir estímulos externos as aulas de EF para auxiliar na concentração dos estudantes com TEA. Todavia, verificou-se a importância da atividade física na melhoria da concentração a e diminuição da ansiedade.

Recebido em: 10/11/2020

Reformulado em: 14/01/2021

Aceito em: 14/01/2021

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAMER, J. A.; YUN, J. Physical Educators’ Beliefs and Self-Reported Behaviors Toward Including Students with Autism Spectrum Disorder. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 31, n. 4, p.362-376, out. 2014.

BETTI, M. Ensino de primeiro e segundo graus: Educação Física para quê? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Belém, PA, v. 13, n. 2, p. 282-287, janeiro de 1992.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Bauru, SP, junho de 2002, p. 73-81. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1363/1065>. Acesso em 02 dez. 2017.

BLAGRAVE, J. Experiences of children with autism spectrum disorders in adapted physical education. European Journal of Adapted Physical Activity. v. 10, n. 1, p. 17-27, 2017.

BOSA, C. Autismo: uma breve revisão de diferentes abordagens. Psicologia, reflexão e crítica. Porto Alegre, RS, vol. 13, 2000. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/107464>. Acesso em: 03 dez. 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil - atualizada até a Emenda Constitucional nº 96, de 6 de junho de 2017, São Paulo, p. 15 – 216, setembro de 2017.

BRASIL. LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 8 de junho de 2016, 12 ed.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Adaptações curriculares. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, janeiro de 2008

Ok BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.

CATELLI, C. Q.; ASSIS, S. B.; D’ANTINO, M. E. O Transtorno do Espectro Autista e a Educação Física Escolar: A Prática do Profissional da Rede Estadual de São Paulo. Investigação Qualitativa em Educação. v. 1, p. 88-97, jul. 2016. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/592/581>. Acesso em 06 de agosto de 2018.

COSTA, A. B.; ZALTOWSKI; A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Métodos de pesquisa: manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.

DSM-5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos. Porto Alegre: Artmed, 2014.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Dificuldades e Sucessos de Professores de Educação Física em Relação à Inclusão Escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 1, p.49-64, mar. 2016.

GADIA, C. A.; TUCHMAN, R.; ROTTA, N. T. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria. Porto Alegre, RS, 2004, p. 83 – 94. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n2s0/v80n2Sa10>. Acesso em: 03 dez. 2017.

HEALY, S.; MSETFI, R.; GALLAGHER, S. ‘Happy and a bit Nervous’: the experiences of children with autism in physical education. British Journal of Learning Disabilities, v. 41, n. 3, p.222-228, 7 ago. 2013.

HOLLERBUSCH, R. M. S. L. O Desenvolvimento da Interação Social das Crianças com Alteração do Espectro do Autismo. 2001. 186 p. Dissertação - Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, out. 2001.

KWEE, C. S.; SAMPAIO, T. M. M.; ATHERINO, C. C. T. Autismo: uma avaliação transdisciplinar baseada no programa TEACCH. Revista CEFAC, v. 11, 2009.

LAMB, P.; FIRBANK, D.; ALDOUS, D. Capturing the world of physical education through the eyes of children with autism spectrum disorders. Sport, Education And Society, v. 21, n. 5, p.698-722, 6 ago. 2016.

LEBOYER, M. Autismo infantil e modelos. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.

LEE, J.; HAEGELE, J. A.; CHANG, S. H. Satisfaction of Parents of Children with Autism Spectrum Disorder Toward Physical Education. Research quarterly for exercise and sport. v. 74, p. 715–729, 2017.

MAHER, A. J. ‘We’ve got a few who don’t go to PE’. European Physical Education Review, v. 23, n. 2, p.257-270, 20 maio 2017.

MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Annals of Internal Medicine, PubMed, v. 151, p. 264–269, 2009.

NABEIRO, M.; SILVA, F. C. T. Atividade Física e Transtorno do Espectro Autista. In: Atividade Física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. (4 ed.). Barueri: Manole, 2019, p. 97-122.

OBRUSNIKOVA, I.; DILLON, S. R. Challenging Situations When Teaching Children with Autism Spectrum Disorders in General Physical Education. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 28, n. 2, p.113-131, abr. 2011.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Rejeitar pessoas com autismo é ‘um desperdício de potencial humano’, destacam representantes da ONU. Disponível em:<https://nacoesunidas.org/rejeitar-pessoas-com-autismo-e-um-desperdicio-de-potencial-humano-destacam-representantes-da-onu/>. Acesso em: 03 dez. 2017.

PAN, C. et al. Physical activity during the segmented school day in adolescents with and without autism spectrum disorders. Research In Autism Spectrum Disorders, v. 15-16, p.21-28, jul. 2015.

PAN, C. School Time Physical Activity of Students with and without Autism Spectrum Disorders during PE and Recess. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 25, n. 4, p.308-321, out. 2008.

PAN, C.; TSAI, C.; HSIEH, K. Physical Activity Correlates for Children With Autism Spectrum Disorders in Middle School Physical Education. Research Quarterly For Exercise And Sport, v. 82, n. 3, p.491-498, set. 2011.

QI, J.; WANG, L. Social interaction between students with and without disabilities in general physical education: a Chinese perspective. Physical Education And Sport Pedagogy, v. 23, n. 6, p.575-591, 12 jun. 2018.

RUTKOWSKI, E. M.; BRIMER, D. Physical Education Issues for Students With Autism: School Nurse Challenges. The Journal of School Nursing, v. 30, n. 4, p.256-261, 6 set. 2013.

SCHLEIEN, S. J.; HEYNE, L. A.; BERKEN, S. B. Integrating Physical Education to Teach Appropriate Play Skills to Learners with Autism: A Pilot Study. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 5, n. 3, p.182-192, jul. 1988.

SCHULTHEIS, S. F.; BOSWELL, B. B.; DECKER, J. Successful Physical Activity Programming for Students with Autism. Focus On Autism And Other Developmental Disabilities, v. 15, n. 3, p.159-162, ago. 2000.

WARD, P.; AYVAZO, S. Classwide Peer Tutoring in Physical Education: Assessing Its Effects as an Inclusion Strategy with Kindergartners with Autismn. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 23, n. 3, p.233-244, jul. 2006.

Downloads

Publicado

2021-04-05

Edição

Seção

Revisão sistemática da literatura