FUTEBOL DE AMPUTADOS: CONTEXTUALIZAÇÃO DA MODALIDADE NO BRASIL

Autores

  • Aline Miranda Strapasson Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Anna Beatriz Scagnolato
  • Tatiane Zagui da Silva de Matos
  • Renata Pascoti Zuzzi

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n2.p301-332

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Deficiente Físico, Futebol, Esporte Adaptado, Futebol de Amputados

Resumo

Esta pesquisa de cunho bibliográfico tem como objetivo fornecer informações acerca do Futebol de Amputados, especificando a história, as principais regras, as adaptações e a classificação funcional, além de conhecer os locais que oferecem a prática da modalidade no país e os possíveis benefícios em relação aos seus praticantes. O Futebol de Amputados é uma adaptação do futebol convencional que foi desenvolvido na década de 80, nos Estados Unidos, permitindo que pessoas com amputação ou má-formação de membros pudessem jogar com sucesso. O Brasil é uma potência mundial, pois consagrou-se campeão em quatro edições de Campeonato Mundial. Apesar disso, a modalidade ainda é pouco conhecida pela sociedade brasileira. Este estudo encontrou 29 locais no Brasil que trabalham com a modalidade, sendo: 16 na região sudeste, 08 no nordeste, 03 no centro-oeste, 01 no norte e 01 no sul. Considerando a extensão do país, a quantidade apresentada mostra-se insuficiente para atender brasileiros com deficiência física de distintas idades que tenham interesses em jogar Futebol. A prática do Futebol de Amputados pode proporcionar benefícios orgânicos, fisiológicos, psicológicos e sociais. Para tanto, os praticantes necessitam ter acesso a um ambiente adequado para o desenvolvimento da modalidade tendo como consequência maiores chances de engajamento, regularidade no exercício, qualidade e satisfação com a vida. Estudar e divulgar o Futebol de Amputados pode ser um coadjuvante no processo de conhecimento, incentivo a prática, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência através do Esporte Adaptado.

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Biografia do Autor

Aline Miranda Strapasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da UFRGS.

Anna Beatriz Scagnolato

Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Americana (FAM).

Tatiane Zagui da Silva de Matos

Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Americana (FAM).

Renata Pascoti Zuzzi

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Revisão sistemática da literatura