CAMPEONATO DE FUTSAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MÚLTIPLA E COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PARA ALÉM DO JOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p145-160

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Protagonismo, Deficiência intelectual, Futsal

Resumo

Esse relato de experiência tem como objetivo descrever as estratégias metodológicas e pedagógicas para a elaboração do I Campeonato de Futsal da Educação Profissional realizado pela APAE de Florianópolis. No total, foram duas semanas de organização interna, cinco semanas de preparação e três semanas de jogos. Ao todo, 62 pessoas com deficiência se inscreveram para participar ativamente de alguma função/profissão do campeonato, sendo 34 do sexo masculino e 28 do sexo feminino, com idades de 15 a 40 anos. As estratégias pedagógicas e metodológicas aplicadas tiveram objetivos de oportunizar a experiência do futsal com fins no desenvolvimento humano, com especial foco de que eles pudessem: compreender as regras dentro e fora da quadra; estimular a cooperação dentro dos grupos/equipe; e conhecer e experimentar a amplitude das profissões envolvidas nos eventos esportivos. A proposta atingiu significativo nível de engajamento e permitiu com que as pessoas com deficiência envolvidas fossem protagonistas de suas decisões, ressignificassem suas percepções de competência e responsabilidade na execução da ação.

Recebido em: 17/06/2022

Reformulado em: 22/06/2022

Aceito em: 22/06/2022

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Publicado

2022-06-25 — Atualizado em 2022-07-07

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