O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS (AS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR FRENTE À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p113-130

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Inclusão, Educação Física Escolar, Estágio Curricular Supervisionado

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial dos (as) licenciandos (as) em Educação Física para atuar frente à inclusão dos(as) estudantes com deficiência neste componente curricular. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. Participaram trinta e um licenciandos (as) do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino superior brasileira, pertencente à esfera pública federal. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, enviado eletronicamente aos participantes. Com base na análise temática, os resultados foram organizados em quatro principais eixos temáticos: 1) o ECS e a interação com estudantes com deficiência nas aulas presenciais de Educação Física Escolar (EFE); 2) o ECS nas aulas de EFE presenciais: situações inclusivas vs excludentes; 3) o ECS na formação inicial para ações inclusivas e 4) o ECS na modalidade remota. Concluiu-se que o ECS possui um papel determinante na formação inicial dos(as) licenciandos(as) em Educação Física para atuar frente à inclusão, permitindo vivenciar e presenciar situações em ambientes reais. Porém, os resultados encontrados reforçam o fato de grande parcela dos licenciandos não terem tido contato com esse público ao longo do estágio de forma remota ou presencial.

Recebido em: 10/06/2022

Reformulado em: 22/06/2022

Aceito em: 22/06/2022

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Biografia do Autor

Eduarda Takaessu Mazieri, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Integrante do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar

Licenciada em Educação Física – DEFMH/UFSCar

Patricia Rossi Andrion, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial – PPGEEs da UFSCar.

Licenciada em Educação Física - DEFMH/UFSCar 

Integrante do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar

Mey de Abreu van Munster, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Responsável pelo Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar

Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs da UFSCar. 

 

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Publicado

2022-06-25 — Atualizado em 2022-07-07

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