A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS AULAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p65-82

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Escola, Família, Ensino Remoto, Educação Especial

Resumo

O presente estudo teve por objetivo relatar a percepção dos professores de educação física (EF) sobre as aulas para alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, utilizou-se a entrevista recorrente. Os participantes foram três professores de EF do estado do Paraná. Os critérios de inclusão dos professores foram: 1) atuar profissionalmente na educação especial; e 2) ter ministrado aulas no formato remoto durante a pandemia da COVID-19. Após as entrevistas, notou-se que houveram dificuldades por parte dos docentes participantes e, também das famílias, para à adaptação do uso das ferramentas tecnológico-digitais. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem das aulas remotas, observou-se que a participação da família contribuiu para que os alunos conseguissem realizar as atividades e tivessem uma participação efetiva nas aulas durante o período de isolamento social. Contudo, por meio dos relatos dos docentes percebeu-se que a EF para os alunos da educação especial foi prejudicada, pois, necessitavam ter uma mediação pedagógica e receber os estímulos corretos.  Pode-se notar, que com o retorno as aulas no modelo híbrido, houve uma perda significativa na parte cognitivo-motora dos estudantes. Infere-se que mesmo com o auxílio da família na realização das atividades não obteve os mesmos estímulos e atenção proposto em aulas na escola pelos professores de EF.

Recebido em: 03/05/2022

Reformulado em: 21/06/2022

Aceito em: 21/06/2022

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Publicado

2022-06-25 — Atualizado em 2022-07-07

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