INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO CBCE ENTRE 2009 E 2019
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n1.p195-216Palavras-chave:
Educação Física, Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Atividade Motora AdaptadaResumo
A presente pesquisa, de perspectiva qualitativa, tem como objetivo investigar a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Educação Física escolar a partir da análise das publicações no GTT Inclusão e Diferença do Congresso Brasileiro de Ciências e do Esporte e do Congresso Internacional de Ciências do Esporte, tendo como questões a investigar: o quantitativo de pesquisas referentes ao TEA, suas temáticas, objetivos e contribuições dos trabalhos para a prática do professor no processo de inclusão. A pesquisa bibliográfica é delimitada aos Anais publicados entre os anos de 2009 a 2019. Os trabalhos selecionados foram divididos em três categorias, sendo analisados e apresentados com base na perspectiva hermenêutica. Concluímos que o volume de trabalhos sobre a inclusão de estudantes com TEA ainda não é expressivo e parece ser ampliado com o passar dos anos. As principais contribuições à prática inclusivas evidenciadas foram: o olhar e a sensibilidade do docente, a singularidade de cada estudante e as estratégias didáticas, que são fundamentais para uma Educação Física digna, ética e inclusiva.
Recebido em: 30/06/2020
Reformulado em: 07/02/2021
Aceito em: 09/02/2021
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA ANDE-BRASIL. Disponível em: http://equoterapia.org.br/articles/index/article_detail/142/2022. Acesso em 28 de jun de 2020.
ASSOCIAÇÃO PSIQUIÁTRICA AMERICANA. Manual diagnóstico e estatística de transtornos mentais (DSM-5). Porto Alegre: Artmed, 2014.
BOATO, E. M. et al. Metodologia de abordagem corporal para autistas – Estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 18., 2013, Brasília, Anais... Brasília: CBCE, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases. Diário Oficial da União: Brasília, 1996.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União: Brasília, 2012.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de Abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, 2013.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União: Brasília, 2015.
CASAIS, J.A.C. O Autismo e a Educação Inclusiva. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 20., 2017, Goiânia, Anais... Goiânia: CBCE, 2017.
CBCE. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 26 de abr. de 2020.
CHICON, J.F.; SIQUEIRA, M.F. Educação Física, autismo e inclusão: ressignificando a prática pedagógica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 17., 2011, Porto Alegre, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011.
CUNHA, E. Autismo e Inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 8ª edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.
DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GAROZZI, G. V. et al. Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 20., 2017, Goiânia, Anais... Goiânia: CBCE, 2017.
GRANDIN, T.; PANEK, R. O cérebro autista – Pensando através do espectro. Rio de Janeiro: Editora Record, 2015.
MACEDO, G.E.G. et al. O PIBID como facilitador na inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista nas aulas de educação física escolar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 20., 2017, Goiânia, Anais... Goiânia: CBCE, 2017.
MAIA, J.; BATAGLION, G. A.; MAZO, J. Z.. Alunos com transtorno do espectro autista na escola regular: relatos de professores de educação física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v.21, n.1, p. 00-00, jan./jun., 2020.
MAROCCO, V. Compreensões e conversas com os processos do conhecer: Sujeitos com autismo e movimentos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 17., 2011, Porto Alegre, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011.
MAROCCO, V.; KLEINUBING, N.D. A educação “física” e os sujeitos com autismo: Linguagens e movimentos de um fenômeno. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 17., 2011, Porto Alegre, Anais... Porto Alegre: CBCE, 2011.
MAROCCO, V.; REZER, C.R. Educação Física e autismo: possibilidades de intervenção pedagógica mediada pelo currículo funcional natural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 16., 2009, Salvador, Anais... Salvador: CBCE, 2009.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NEGRETTI, N. Ler & Saber autismo - Autismo e Asperger. São Paulo: Alto astral, ano 4, nº7, 2018.
OLIVEIRA, V.M.; PEREIRA, T.F.; SOARES, M.B. Análise das dissertações e teses sobre autismo e educação física no período de 1990 a 2007 no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 16., 2009, Salvador, Anais... Salvador: CBCE, 2009.
ORRÚ, S.E. Autismo, linguagem e educação – Interação social no cotidiano escolar. 3ª edição. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
PASOLINI, L.; VILETE, A.de O. P.; SANTANA, M.A.G. de. Prática pedagógica na perspectiva da inclusão: um estudo de caso na brinquedoteca do LAEFA/CEFD/UFES. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 18., 2013, Brasília, Anais... Brasília: CBCE, 2013.
PENIDO, L.A. et al. Conhecimento de Graduados e Graduandos em Educação Física sobre o Autismo. Revista da Sobama, Marília, v. 17, n.2, p. 37-42, Jul./Dez., 2016. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/6829. Acesso em: 5 de maio de 2020.
RAMOS, J.R. da S.; FERNANDES, R. F.; PAZ, L.F. O trabalho colaborativo da equoterapia como apoio pedagógico para crianças com o transtorno do espectro autista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 20., 2017, Goiânia, Anais... Goiânia: CBCE, 2017.
RODRIGUES, J.M.C.; SPENCER, E. A criança autista – Um estudo psicopedagógico. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
SANTANA, P. Ler & Saber. Autismo. São Paulo: Alto astral, ano 3, nº 5, 2017.
SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SÁ, M.das G. C.S. de et al. Jogos cooperativos na perspectiva inclusiva para jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 20., 2017, Goiânia, Anais... Goiânia: CBCE, 2017.
SCHMIDT, L. K. Hermenêutica. Petrópolis: Vozes, 2014.
SILVA, H.C da et al. Corporalidades e manifestações simbólicas: ressignificações a partir do ensino das danças populares para jovens e adultos com deficiências intelectuais e autismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 20., 2017, Goiânia, Anais... Goiânia: CBCE, 2017.
SILVA, M. das G. C. A constituição da subjetividade humana em frente aos processos de inclusão educacional de crianças autistas na Educação Física infantil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 16., 2009, Salvador, Anais... Salvador: CBCE, 2009.
SILVA, C. de O et al. A equoterapia no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 20., 2017, Goiânia, Anais... Goiânia: CBCE, 2017.
SURIAN, L. Autismo: Informações essenciais para familiares, educadores e profissionais de saúde. São Paulo: Paulinas, 2012.
TOGASHI, C. M.; WALTER, C. C. de F.. As contribuições do uso da comunicação alternativa no processo de inclusão escolar de um aluno com transtorno do espectro do autismo. Revista brasileira educação especial, Marília, v. 22, n. 3, jul./set. 2016.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Necessidades Educativas Especiais – NEE. Conferência Mundial sobre NEE. Salamanca/Espanha: UNESCO, 1994.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-06-20 (3)
- 2021-06-20 (2)
- 2021-04-05 (1)