Conhecimento Físico e Construção do Real

Autores

  • Silvia Parrat-Dayan Archives Jean Piaget

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2013.v5n0.p225-246

Palavras-chave:

Piaget, Construção do Real, Relativismo Crítico

Resumo

O que é o real na construção do real? Quando Piaget trata de construção no livro A construção do real na criança, ele diz que o real existe fora do sujeito, mas que é preciso reconstruí-lo para conquistá-lo. Cada criança deve reinventar as noções e cada criança conhece as mesmas dificuldades que os teóricos tiveram para desenvolver os conheci-mentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTAÑON, G. A. Construtivismo, inatismo e realismo: compatíveis e
complementares. Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, 10, 2007. 115-131.
GARCIA, R. El conocimento em construcción. Barcelona: Gedisa, 2000.
GLASERSFELD, E. V. Porquoi le constructivisme doit être radical? In: JONNAIRT,
P.; MASCIOTRA, D. Constructivisme, Choix contemporains, Hommage à Ernst
von Glasersfeld. Québec: Press de l'Université de Québec, 2004.
GUILLAUME, P. L'intelligence sensorio-motrice d'après Jean Piaget. Journal de
Psychologie Normale et Pathologique, 41, 1940. 264-280.
PIAGET, J. La construction du réel chez l'enfant. Neuchâtel-Paris: Delachaux et
Niestlé, 1937.
PIAGET, J. Esprit et réalité. Annuaire de la société suisse de philosophie, 1, 1941. 40-
47.
PIAGET, J. A psicogênese dos conhecimentos e a sua significação epistemológica. In:
PIATELLI-PALMARINI, M. Teorias da linguagem, teorias da aprendizagem.
Lisboa: Edições 70, 1987.
RECOPÉ, M. Vers un constructivisme enactif. Psychologie Française, 42-1, 1997. 77-
88.
ROTMAN, B. Jean Piaget: Psychologist of the real. New Yourk: Cornel University
Prfess, 1977.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Edição

Seção

Conhecimento Físico e Construção do Real