OS PROCESSOS DE REVERSIBILIDADE LÓGICA E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE

Autores

  • Cintia Lisiane da Silva Renz Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0003-2528-6749
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Professor do Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Faculdade de Educação também da UFRGS https://orcid.org/0000-0002-1221-1310

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p115-143

Palavras-chave:

Ensino de Contabilidade, Pensamento Operatório Formal, Epistemologia Genética

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir acerca dos elementos que concorrem na construção do conhecimento dos sujeitos graduandos de contabilidade e a relação dos processos de reversibilidades lógicas inerentes a natureza contábil com a lógica do pensamento operatório formal. Caracteriza-se como um estudo teórico do tipo bibliográfico. O estudo demonstra que a formalização contábil, em especial a escrituração contábil, implica em processos lógicos os quais foram explicados por Piaget através do grupo INRC (Identidade; Negação; Recíproca; Correlativa). O grupo INRC é um modelo teórico destinado a dar conta da complexidade própria ao estado final do desenvolvimento lógico. As evidências teóricas levantadas pelo presente estudo, reforçam a importância de uma pesquisa empírica que busque evidências concretas da relação das incompreensões dos estudantes com as reversibilidades lógicas do pensamento operatório formal

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Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigo