PIAGET, DISNEY E O EDUENTRETENIMENTO: POR UMA PSICOLOGIA TRANSPESSOAL DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n1.p41-81

Palavras-chave:

Walt Disney, Jean Piaget, Rudolf Steiner, Organização, Taoismo

Resumo

A Psicologia Transpessoal das Organizações preocupa-se com o desenvolvimento de indivíduos que podem crescer em equilíbrio físico, emocional, intelectual e espiritual ao longo de sua vida. Ela compartilha muitas posições de Piaget sobre equilíbrio dinâmico, sobre adaptação através da assimilação e acomodação, sobre autonomia e sobre a necessidade de respeitar o estágio de desenvolvimento da criança. Também compartilha o interesse de Disney pela literatura infantil e folclore como um caminho para a autodescoberta. Usando teses propostas por R. Steiner, M. P. Hall e os teóricos do Eneagrama, a teoria piagetiana e as suas distinções técnicas são assimiladas para analisar o fenômeno dainfluência global da Disney. É dada especial atenção às questões do adultocentrismo, do etnocentrismo e da apropriação, substituição e banalização comercial multiculturalista das tradições ancestrais. Apesar das melhores intenções de Walt, o eduentretenimento se mostra como uma espada de dois gumes com potencial para fazer mais mal do que bem se os cidadãos forem marginalizados a ponto de não serem mais livres para criticar, boicotar ou de resistir ao conteúdo que lhes for imposto pelos grandes conglomerados midiáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUDRILLARD, J. Simulacres et simulation. Paris: Galilée, 1981.

BEAUMONT-THOMAS, B. Disney grandniece backs Meryl Streep on Walt's racism and sexism. The Guardian, London, 16/jan./2014. Disponível em: http://www.theguardian.com/film/2014/jan/16/abigail-disney-merylstreep-racism-sexism. Acesso em: 17 jun. 2020.

BLOCK, J. Assimilation, Accommodation, and the Dynamics of Personality Development. Child Development. v. 53, n. 2, 1982, p. 281–295. JSTOR, www.jstor.org/stable/1128971. Accessed 5 Aug. 2020.

BOVA, A. Adult as a source of expert opinion in child’s argumentation during family mealtime conversations. Journal of Argumentation in Context. v. 4 , n.1, 2015, p. 4-20. Disponível em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2414383. Acesso em: 17 jun. 2020.

CHESTNUT, B. The Complete Enneagram: 27 Paths to Greater SelfKnowledge. Berkeley, CA: She Writes Press, 2013.

DORFMAN, A.; MATTELART, A. How to Read Donald Duck. Imperialist Ideology in the Disney Comic. NY: I.G. Editions, 1971.

DOWLING, C. The Cinderella Complex: Women's Hidden Fear of Independence. NY: Summit Books, 1981

ECO, U. Travels in hyperreality. Essays. San Diego, New York, London: Harvest, 1990.

ELKIND, D. Child Development and Education. A Piagetian Perspective. NY: Oxford University Press, 1976.

FERRAIUOLO, P. Disney and the Bible. A Scriptural Critique of the Magic Kingdom. Camp Hill (PA), USA: Horizon Books, 1996.

FOGLESONG, R. E. Married to the Mouse: Walt Disney World and Orlando. New Haven: Yale University Press, 2001.

FURTH, H. G. Concerning Piaget's View on Thinking and Symbol Formation. Child Development, v. 38, n. 3, p. 819-826, September 1967. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1127258 Acesso em: 17 jun 2020.

GIROUX, H. A. The Mouse That Roared: Disney and the End of Innocence. NY: Rowman & Littlefield, 1999.

HABERMAS, J. Theorie des kommunikativen Handelns. v. 2: Zur Kritik der funktionalistischen Vernunft. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1981.

HALL, M. P. The Secret History of America: Classic Writings on Our Nation's Unknown Past and Inner Purpose. Los Angeles (CA), USA: Philosophical Research Society, 1944.

HANSEN, M. Of Mice and Ducks: Benjamin and Adorno on Disney. South Atlantic Quarterly , v. 92, n.1, Winter 1993, p. 27-61.

HIAASEN, C. Team Rodent: How Disney Devours the World. NY: Random House, 1998.

HUNT, S. W. 'Frozen' Director Apologizes to Parents for "Let It Go". The Hollywood Reporter, 12/dez./2014. Disponível em: http://www.hollywoodreporter.com/news/frozen-director-apologizesparents-let-756614?source=gravity . Acesso em: 17 jun. 2020.

JANSSON-BOYD, C. Consumer Psychology. NY: Open University Press, 2010.

KAVANAGH, D. Children: Their Place in Organization Studies. Organization Studies. v. 34, n. 10, p. 1478-1503, October 2013.

LYNOTT, P. P.; LOGUE, B.J. "The "Hurried Child": The Myth of Lost Childhood in Contemporary American Society." Sociological Forum, v. 8, n. 3, 1993, p. 471-91. Accessed: 5 Aug. 2020. www.jstor.org/stable/684571.

NEWELL, L. A. Happiness at the House of Mouse: How Disney Negotiates to Create the “Happiest Place on Earth”. Pepperdine Dispute Resolution Law Journal, v. 12, 2012, p. 415-516. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=2109491. Acesso em: 17 jun. 2020.

______. Mickey Goes to France: A Case Study of the Euro Disneyland Negotiations. Cardozo J. Conflict Resol. v.15, n.193, 2013, p. 193-220. Disponível em: http://cardozojcr.com/wp-content/uploads/2013/11/Newell.pdf. Acesso

em: 17 jun. 2020.

ORENSTEIN, P. What’s Wrong With Cinderella? The New York Times, New York, 24 dez.2006. Disponível em: http://www.nytimes.com/2006/12/24/magazine/24princess.t.html?_r=1&ei=5088&en=8e5a1ac1332a802c&ex=1324616400&partner=rssnyt&emc=rss&pagewanted=all. Acesso em: 17 jun. 2020.

PIAGET, J. Play, Dreams and Imitation in Childhood. Translated by C. GArtegno and F. M. Hodgson. London: Routledge, 1951.

______. Piaget's Theory. In: MUSSEN, P.H. (Ed.) Carmichael's Manual of Child Psychology, 3rd ed., NY: Wiley, 1970, p. 703-732. Disponível em http://www.fondationjeanpiaget.ch/fjp/site/presentation/index.php?DOCID=1535. Acesso em: 17 jun. 2020.

PIAGET, J.; INHELDER, B. L'image mentale chez l'enfant. Étude sur le développement des représentations imagées. Paris: PUF, 1966.

PINSKY, M.I. The Gospel According to Disney: Faith, Trust, and Pixie Dust. Louisville, KY: Westminster John Knox Press, 2004.

PRESCOTT, B. L. Argument Structure, Speech Acts, and Roles in Child-Adult Dispute Episodes (Abstract/Resumo). Dez. 1987. Disponível em: http://eric.ed.gov/?id=ED292351. Acesso em: 17 jun. 2020.

RATCLIFF, Marc J.; TAU, Ramiro. A networking model. The case of the International Center for Genetic Epistemology. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 18, n. spe, p. 1215-1238, dez. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812018000400011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 05 ago. 2020.

RISO, D.R.; HUDSON, R. Discovering your Personality Type. The Essential Introduction to the Enneagram. Revised and Expanded. Boston & NY: Houghton Mifflin, 2003.

ROBINSON, B. L’enfant est-il vraiment une personne? In: Conférence au Centre Femmes, Verviers, 19 mar. 1997. Disponível em: http://users.skynet.be/godard/Textes/L_enfant/l_enfant.html. Acesso em: 17 jun. 2020.

SARRACINO, C.; SCOTT, K. M. The Porning of America: The rise of porn culture, what it means, and where we go from here. Boston: Beacon Press, 2008.

SCHWEIZER, P; SCHWEIZER, R. Disney, The Mouse Betrayed: Greed, Corruption, and Children at Risk Washington DC: Regnery Publishing, Inc., 1998.

STEINER, R. The Ahrimanic Deception. Bn 193, GA 193, CW 193. Zurich, 1919. Disponível em: https://wn.rsarchive.org/GA/GA0193/19191027p01.html. Acesso em: 17 jul. 2020.

TARASTI, E. "Walt Disney and Americanness: An Existential-Semiotical Exercise." In Existential Semiotics, 172-90. Bloomington; Indianapolis: Indiana University Press, 2000. Disponível em: www.jstor.org/stable/j.ctt20060dh.15.

Acesso em: 22 jun. 2020.

WEBB, R.C. Psychology of the Consumer and its Development. NY: Springer, 1999.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Edição

Seção

Artigo