DA AÇÃO À COMPREENSÃO:

UM PASSEIO PELA TEORIA DE PIAGET

Autores

  • Patrícia Fernanda Carmem KEBACH FACCAT - Taquara-RS

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n2.05.p79

Palavras-chave:

Dialética entre ação e reflexão; Epistemologia Genética; Herança Genética X Herança Cultural; Abstração Reflexionante. Tomada de Consciência.

Resumo

Este artigo visa a trazer reflexões sobre os processos de construção de conheci-mento, partindo-se de uma visão construtivista e interacionista, com bases nas ideias de Piaget. Propõem-se, através deste ensaio teórico, que a ação precede a compreensão, durante os processos de aprendizagem, e se procura explicar a marcha da evolução do pensamento, utilizando-se os conceitos conectados aos tipos de abstração reflexionante explicados pelo autor. Diferencia-se também herança genética de herança cultural, através de uma revisão sobre os livros piagetianos que abordam a temática para tentar compreender qual o papel do meio e também do organismo na construção de conhecimento. Com o texto, procura-se responder a vários questionamentos referentes à dialética necessária entre ação e reflexão, que deve existir no contexto escolar, para que, de fato, os alunos consigam significar os conteúdos em jogo, tomando consciência de suas ações concretas e dos elementos que precisam ser compreendidos sobre dado conhecimento prático para poder explicá-lo, levando esta compreensão ao pla-no formal.

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Publicado

2017-02-25

Edição

Seção

Artigo