IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE PIAGET PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS SÉRIES INICIAIS:

CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE ADAPTAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO

Autores

  • Elizabeth LIMA Universidade Estadual de Maringá-PR
  • Marta BELLINI Universidade Estadual de Maringá-PR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2016.v8n2.03.p28

Palavras-chave:

Epistemologia genética; Adaptação; Lógico-matemático; Implicações significantes; Educação científica.

Resumo

Implicações para a Educação Científica é parte de nosso estudo do doutorado sobre o conceito de adaptação de Piaget como contribuição aos aspectos sociais do conhecimento. O problema de pesquisa foi formulado pensando em como a obra de Piaget a respeito do conceito de adaptação poderia fundamentar a con-duta de educar para as ciências. O objetivo do estudo foi investigar o conceito de adaptação como fundamento para compreender a construção da inteligência e dos conhecimentos em sua multiconstitucionalidade, incluindo o seu aspecto social. Trata-se de uma investigação teórica que retoma os conceitos de adapta-ção biológica, cognitiva, equilíbrio adaptativo, organização, assimilação – aco-modação, para construir uma ideia de plasticidade corporal e cognitiva do aprendiz na escola e discutir uma necessária mudança no ensino, em particular na educação científica. O conceito de adaptação compreende a lógica das implicações significantes presente de modo amplo na realidade, nas relações entre crianças, entre adultos em contexto de conhecimentos não especializados e no próprio conhecimento cientifico e, por diferenciação e integração, a adaptação alcança a lógica formal, aplicada a situações de controle mais rigoroso; sua analise é referência para reconstituir o ensino, em particular o científico sem perder a sua criticidade e o compromisso social.

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Publicado

2017-02-25

Edição

Seção

Artigo