TEORIA DA COMPLEXIDADE E EPISTEMOLOGIA GENÉTICA: APROXIMAÇÕES POR MEIO DA ANÁLISE

Autores

  • Francieli Motter Ludovico Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-DV) e doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cíntia Lisiane Renz Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jaqueline Molon Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Sérgio Roberto Kieling Franco Professor do Pós-Graduação em Informática na Educação, em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor da Faculdade de Educação na UFRGS
  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcellos Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação e do Instituto de Letras (UFRGS) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos))

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p5-27

Palavras-chave:

Processo de Aprendizagem, Teoria da Complexidade, Epistemologia Genética, Estudo de Caso

Resumo

Aprender significa estar em uma constante busca por equilíbrio, estabilidade, ordem, mas são os desequilíbrios, a desordem, que provocam as mudanças, adaptações, regulações, que possibilitam o aprender. A aprendizagem compreendida enquanto processo contínuo de construção é um aspecto central para as duas bases teóricas estudadas pelos autores deste trabalho, a Teoria da Com-plexidade (TC) e a Epistemologia Genética (EG). Considerando esses aspectos, o presente trabalho se deu na intenção de discutir e aproximar compreensões a respeito do processo de aprendizagem tendo como pressupostos teóricos a TC e a EG. Para tanto, neste artigo apresenta-se, por meio de cenas de aprendizagem, um estudo de caso sobre as trajetórias de construção de conhecimento percorri-das por uma estudante ao longo de uma disciplina de pós-graduação. A metá-fora “cenas de aprendizagem" foi utilizada para descrever alguns momentos vivenciados pelo sujeito investigado, destacando evidências de seu processo de aprendizagem no contexto analisado. As cenas de aprendizagem foram selecionadas a partir de dados coletados do diário de bordo da estudante. A aproximação entre essas duas teorias não pretendeu estabelecer um paralelismo, mas apresentar um elo de discussão entre as mesmas, destacando alguns aspectos convergentes e complementares. Notou-se que as abordagens sobre um mesmo objeto de estudo distinguem-se especialmente quanto à sua abrangência: en-quanto a TC é mais abrangente e analisa os aspectos de um sistema complexo de modo global, a EG volta-se a fenômenos mais circunscritos, procurando ex-plicar aspectos estruturais e funcionais do processo de construção do conhecimento humano, de acordo com o modelo da interação sujeito – objeto. Por fim, destaca-se que essas teorias não são excludentes e que o entendimento de ambas colaborou para a compreensão do processo de aprendizagem do sujeito es-tudado.

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Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Artigo