A importância atribuída à escola por crianças inseridas em ambiente sócio-moral construtivista e ambiente tradicional: o desenho como forma de expressão do conhecimento social
DOI:
https://doi.org/10.36311/1984-1655.2009.v2n3.582Palabras clave:
Conhecimento social, Ideias infantis, Desenho, Teoria piagetiana.Resumen
O artigo apresenta resultados obtidos numa pesquisa sobre as representações de crianças de 7 e 8 anos sobre a escola. O instrumento aqui analisado corresponde a uma proposta de desenho em que os sujeitos deveriam analisar o papel da escola na vida de indivíduos adultos. Foram comparados os resultados em função do ambiente escolar ao qual os sujeitos pertenciam: tradicional ou construtivista. Os dados indicam que não houve diferença na compreensão que os sujeitos tinham sobre o papel da escola em função do ambiente escolar pesquisado. Discute-se a importância das pesquisas sobre a compreensão da realidade social e a especificidade da interpretação em relação ao conhecimento social proposta pela teoria piagetiana.
Descargas
Referencias
en niños y adolescentes colombianos y su interacción con los sectores
educativo y calidad de vida. Informe final Proyecto Colciencias 1215-11-369-97,
2001.
AMAR et al. Representaciones acerca de la pobreza, desigualdad social y
movilidad socieconómica em Estudiantes universitários de la ciudad de
Barranquilla, Colombia. Investigacións y desarrollo. v.14, n.2. 2006, p. 312-329.
ARAÜJO, U. F.de O ambiente escolar e o desenvolvimento do juízo moral
infantil. In: MACEDO,L.(org) Cinco estudos de educação moral. São Paulo:
Casa do Psicólogo, 1996. (coleção Psicologia e Educação).
ARAÚJO, R. M. B. O desenvolvimento do pensamento econômico em
crianças: avaliação e intervenção em classes de 3ª e 4ª série do Ensino
Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Estadual de
Campinas, Faculdade de Educação, 2007.
ASSIS, O. Z. M. Conhecimento físico, conhecimento lógico-matemático e
conhecimento social. In: ASSIS, Mucio e ASSIS, Orly (org.) PROEPRE:
Fundamentos Teóricos e prática pedagógica para a educação infantil.
Campinas: Faculdade de Educação, Unicamp, 2003. p. 78-104.
BAPTISTELLA, E. C. F. A compreensão de um conteúdo de um comercial
televisivo na infância. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade
Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2001.
Volume 2 Número 3 – Jan-Jul/2009 275
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
BORGES, R. R. A construção da noção de família em crianças pré-escolares
Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Campinas,
Faculdade de Educação, 2001.
BRAGA, A. A influência do projeto “A formação do professor e a educação
ambiental” no conhecimento, valores, atitudes e crenças nos alunos do ensino
fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de
Campinas, Faculdade de Educação, 2003.
CANTELI, V. C. B. Um estudo psicogenético sobre as representações de escola
em crianças e adolescentes. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade
Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2000.
CANTELLI, V.C.B. Procedimentos utilizados pelas famílias na educação
econômica de seus filhos. Tese (Doutorado em Educação) Universidade
Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2009.
CHAVES, M.A.; BARBOSA, M.F. Representações sociais de crianças acerca da
sua realidade escolar. In: Estudos de psicologia, São Paulo, v.15, nº 3, 1998. p.
29-40.
CRUZ, S.H.V. A representação da escola em crianças da classe trabalhadora.
Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo,
São Paulo, 1987. 2v.
DELVAL, J. La construción espontánea de las nociones sociales y su enseñanza.
In: HUARTE, F. (coord.) Temas actuales sobre psicopedagogía y didáctica.
Madrid: Narcea/ II Congresso Mundial Vasco, 1988.
DELVAL, J La representacion infantil del mundo social In: TURIEL, E.,
ENESCO, I. y LINAZA, J. (comps). El mundo social em la mente del nino.
Madrid: Alianza, 1989.
DELVAL, J. La construcción del conocimiento social. 1990 ( mimeo)
DELVAL, J. El constructivismo y la adquisición del conocimiento social. In:
Apuntes de Psicología, Madrid, nº 36, 1992. p. 5-24.
DELVAL, J. La construción del conocimiento social. In: Primer Encuentro
Educar. 1993 (mimeo).
DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento
da criança. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
DELVAL, J. Aspectos de la construcción del conocimiento sobre la sociedad.
Educar em revista. Curitiba: Editora da UFPR, n. 30, 2007. p.45-64.
DELVAL, J.; ECHEÍTA, G. La comprensión en el niño del mecanismo de
intercambio económico y el problema de la ganancia. Infancia y Aprendizaje,
54, 71-108. 1991.
Volume 2 Número 3 – Jan-Jul/2009 276
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
DELVAL, J.; PADILLA, M.L. El desarrollo del conocimiento sobre la sociedad.
1997 (mimeo).
DELVAL, J.; VILA, I. Los niños y Dios - ideas infantiles sobre la divinidad, los
orígenes y la muerte. México: Siglo Venitiuno Editores, 2008.
DENEGRI, M. A construção do conhecimento social na infância e a
representação da pobreza e desigualdade social: desafios para a ação educativa.
In: ASSIS, M. e MANTOVANI DE ASSIS, O. Anais do XV Encontro Nacional
de Professores do PROEPRE: A criança e a escola. Campinas:
UNICAMP/FE/LPG, 1998. , p. 43-54.
DENEGRI, M; DELVAL, J. Concepciones evolutivas acerca de la fabricación del
dinero. I. Los niveles de comprensión. Investigación en la escuela, 48, 2002a.
p.39-54.
DENEGRI, M.; DELVAL, J. Concepciones evolutivas acerca de la fabricación del
dinero. II. Los tipos de respuestas. Investigación en la escuela, 48, 2002b. p.55-
70.
DEVRIES, R.; ZAN, B. A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na
escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ENESCO, I. et al. La comprensión de la organización social em niños y
adolescentes. Madrid: CIDE, 1995.
ENESCO. I. A representação do mundo social na infância. IN: Encontro
Nacional de Professores do PROEPRE, 12. 1996, Águas de Lindóia:
Construtivismo e Educação. Campinas: FE/ UNICAMP, 1996. p. 109–122.
ENESCO, I ; NAVARRO, A. El Conocimiento social. Cuadernos de Pedagogia.
nº 244, febrero 1994. p.69-75.
GODOY, E. A representação étnica por crianças pré-escolares: Um estudo de
caso à luz da teoria piagetiana. Dissertação (Mestrado em Educação).
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1996.
NAVARRO, A.; PEÑARANDA, A. Qué ES um rico?, y um pobre?: um estúdio
evolutivo com niños mexicanos y españoles. In: Infancia y Aprendizaje.
Madrid:, nº 13, v.1, 1998. p. 67-80.
PIAGET, J. A epistemologia genética, sabedoria e ilusões da filosofia,
problemas de epistemologia genética São Paulo, Abril Cultural, 1978. (Os
Pensadores)
PIAGET, J. A representação do mundo na criança. Tradução Rubens Fiúza. Rio
de Janeiro: Record, 1979.
PIAGET, J. Estudios Sociológicos. Barcelona: Ariel, 1983.
PIRES, L.; ASSIS, O. Z. M. As representações das crianças sobre a noção de
lucro: a construção do conhecimento social numa perspectiva construtivista. In:
Volume 2 Número 3 – Jan-Jul/2009 277
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
ASSIS, Mucio e MANTOVANI DE ASSIS, Orly. Anais do XXII Encontro
Nacional de Professores do PROEPRE: Educação e Cidadania. Campinas:
UNICAMP/FE/LPG, 2005. p. 471.
SARAVALI, E.G. As idéias das crianças sobre seus direitos: a construção do
conhecimento social numa perspectiva piagetiana. Dissertação (mestrado em
educação). Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas. 1999.
SIERRA, P.; ENESCO, I. La comprensión del acceso a distintas profesiones: um
estúdio evolutivo. In: Infancia y Aprendizaje. Madrid: 1993. p.40-61.
TORTELLA, J. C. B. Amizade no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em
Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 1996.
TORTELLA, J. C. B. A representação de amizade em díades de amigos e não
amigos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas,
Faculdade de Educação, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.