P R O E P R E – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL E A TEORIA DE JEAN PIAGET

Autores

  • Orly Zucatto Mantovani ASSIS Universidade Estadual de Campinas-SP

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9esp.09.p217

Palavras-chave:

PROEPRE, Estágios de desenvolvimento, Formação do(a) professor(a), Aprendizagem.

Resumo

A parte inicial deste artigo é dedicada a explicar o que é o PROEPRE, a apresentar suas características, os princípios pedagógicos extraídos da teoria que o fundamentam e os objetivos relativos a cada aspecto do desenvolvimento da criança que o programa tenta promover, bem como, a descrever os diferentes tipos de atividades que são trabalhadas e as rotinas do trabalho diário por meio das quais se concretiza. A seguir apresenta-se o papel do (a) professor (a) do PROEPRE e como se dá a formação de professores do PROPRE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELLANO CAMPOS, Elizabete Gabriela. Estágios do desenvolvimento cognitivo
e as relações com os determinantes socioeconômicos. Tese de Doutorado. UNICAMP/FE, 1989.
DUCKWORTH, Eleanor. Ideias-maravilha Em Educação e Outros Ensaios Em Ensino
e Aprendizagem. Editora: Instituto Piaget, 1991.
GRUBER, Haward e. Le courage et le dévelopement intelectuel chez les enfants et lers
savants, in SHWEBEL, Milton e RAPH, Jane, organizadores. Piaget a l’ecole. Trad,
por Henrique Etienne et Danielle Neumann. Paris: Denoël/Gonthier, 1976.
KAMII, Constance e DEVRIES, Rheta. Piaget para a Educação Pré-Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas SUL: Ltda, 1991.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly Zucatto. A Solicitação do Meio e a Construção das
Estruturas Lógicas Elementares na Criança. Tese de Doutorado, 1976.
______. Estudo Sobre a Relação Entre a Solicitação do Meio e a Formação da Estrutura
Lógica no Comportamento da Criança. Relatório de Pesquisa. UNICAMP/INEP, 1977.
______. Uma Nova Metodologia de Educação Pré-Escolar. São Paulo: Livraria Pioneira
Editora, 1ª edição, 1979; 7ª edição, 1993.
______. Solicitação do Meio e Desenvolvimento Intelectual. Relatório de Pesquisa,
INEP, 1981.
______. L’école et la construction des structures de l’intelligence chez I’enfant, in Bulletin de Psychologie – Septembre / Octobre 1998 – Paris: France.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly e ASSIS, Mucio Camargo (Orgs.) PROEPRE Fundamentos Teóricos - LPG/UNICAMP: Campinas, 1999.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly e ASSIS, Mucio Camargo (Orgs.). A construção das
estruturas da inteligência na criança. In: PROEPRE Fundamentos Teóricos -
LPG/UNICAMP: Campinas, 2013.
MANTOVANI DE ASSIS, Orly e ASSIS, Mucio Camargo (Orgs.) PROEPRE: Prática
Pedagógica-LPG/UNICAMP: Campinas, 1999.
263
Volume 9 Número Especial/2017
www.marilia.unesp.br/scheme
ISSN: 1984-1655
MORENO Montserrat y SASTRE, Genoveva. Aprendizaje y Desarrolho Intelectual.
Barcelona: Gedisa, 1987.
PIAGET, Jean. Apprentissage et Connaissance (1ª parte), in Jean Paiget et Pierre Gréco.
Apprentissage et Connaissance. Vol. 7º des Études d’épistemologie génëtique, pp. 21-
67. Paris: Presses Universitaires de France, 1959.
______. Psychologie et Pedagogie. Paris: Dunod, 1969.
______. A Gênese das Estruturas Lógicas Elementares na Criança. Trad. por Álvaro
Cabral, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.
______. Para onde vai a educação? Trad. por Ivette Braga. Rio de Janeiro: Livraria José
Olympio Editora, 1973.
______. Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos. Ed. da Universidade de São
Paulo, 1978.
______. A Teoria de Jean Piaget, in CARMICHAEL. Manual de Psicologia da Criança.
Organizado por Paul Mussen, São Paulo: Editora da USP, 1977, vol. IV, p. 71 a 116.
______. Linguagem e Operações Intelectuais, in FURTH, Hans. Piaget e o Conhecimento. Trad, por Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.
______ y otros. Los Años Postergados – A primeira infância, Buenos Aires: PaidósUnicef, 1975.
SINCLAIR, Hermine. Aquisition du Langage et Developpement de la Pensée. Paris:
Dunod, 1967.

Downloads

Publicado

2017-07-25

Edição

Seção

Artigo