ESCOLAS CÍVICO-MILITARES E O DESENVOLVIMENTO DA MORALIDADE

Autores

  • Bianca de Morais Canestraro Grizotes Pedagoga pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Loriane Trombini Frick Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2021.v13n2.p63-92

Palavras-chave:

Educação em Valores, Moralidade, Militar, Educação, Autonomia Moral

Resumo

No final de 2019, o Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação lançou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. O presente artigo tem por objetivo analisar qual o tipo de moralidade (se autonomia ou heteronomia) pode ser promovida pelas Escolas Cívico-Militares, em função dos seus princí-pios estabelecidos. Como referencial teórico são utilizados autores que discutem a Educação em Valores nas escolas a partir da Psicologia da Moralidade. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo que contou com análise documental. Para tanto, consultou-se os documentos legislativos base deste pro-grama e Manual das Escolas Cívico-Militares, publicado pelo Ministério da Educação. Inicialmente, retomam-se os princípios da Educação em Valores, para então analisar como o respeito, o procedimento de construção de regras, o uso de sanções, o trabalho intencional com valores e a gestão democrática são abordados no material. A análise dos dados evidenciou que as práticas previstas pelos documentos regentes do programa em questão não colaboram para o desenvolvimento da autonomia moral.

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Publicado

2021-12-01

Edição

Seção

Artigo