ESPAÇOS ESTIMULADORES PARA BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS NA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

Autores

  • Cassiany Amaral Navas Leite Professora de Educação Especial da Rede Pública do município de Ourinhos https://orcid.org/0000-0001-7867-701X
  • Rita Melissa Lepre Docente no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Bauru https://orcid.org/0000-0002-0096-3136

DOI:

https://doi.org/10.36311/1984-1655.2020.v12n1.p105-141

Palavras-chave:

Ambiente, Creche, Epistemologia Genética, Espaço

Resumo

Neste artigo, pretendemos focar os espaços da creche, enquanto estimuladores do desenvolvimento e da aprendizagem dos bebês e de crianças bem pequenas, refletindo sobre as contribuições da Epistemologia Genética. Ainda que Piaget não tenha escrito, de forma direta, sobre questões pedagógicas relacionadas ao atendimento de crianças pequenas, suas pesquisas trazem valiosas contribuições ao entendimento da concepção de criança ativa e ao planejamento de uma práxis pedagógica estimuladora na creche. Para tanto, elegemos o espaço como eixo de reflexão e análise, apresentando o relato de uma experiência de reorganização de uma creche municipal de uma cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo. Os resultados da reorganização dos espaços demonstram que a alteração intencional e planejada dos ambientes proporciona novas formas de interações físicas e sociais e ratifica as possíveis contribuições da Epistemologia Genética para o tema

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigo