Anúncios

Chamada de Trabalhos para o Dossiê "40 anos de 'Uma voz diferente': contribuições, desdobramentos e o legado das ideias de Carol Gilligan (1936-)"

 

Prezad@s Pesquisador@s,

A Revista Schème está recebendo trabalhos (artigos, traduções e resenhas) para o Dossiê Temático Comemorativo dos 40 anos do livro de Carol Gilligan intitulado “Uma voz diferente: psicologia da diferença entre homens e mulheres da infância à idade adulta”. O título do Dossiê é “'Uma voz diferente': contribuições, desdobramentos e o legado das ideias de Carol Gilligan (1936-)" . O Dossiê será Organizado por Matheus Estevão e Patrícia Bataglia. Todos os artigos submetidos serão avaliados por pareceristas.

Segundo os organizadores, a proposta deste Dossiê nasce a partir de duas demandas: primeiro, de celebrar os 40 anos que o livro de Carol Gilligan (1982) completa em 2022; e segundo, de preencher uma lacuna que até hoje existe na pesquisa brasileira sobre moralidade, lamentavelmente estendida para a segunda década deste século, que é a não-abordagem ou a abordagem ínfima, parcial e/ou equivocada das ideias de Gilligan, conforme constatamos em pesquisa anterior (SILVA, 2020; 2021). Em seu livro, sobretudo com base em uma análise empírica e interpretativa com uma amostra de mulheres grávidas confrontadas com dilemas morais sobre o aborto, Gilligan (1982) desafiou a perspectiva androcêntrica e sexista das teorias psicológicas do desenvolvimento, bem como o racionalismo que baseava a abordagem mais influente no estudo psicológico da moralidade, a abordagem cognitivo-evolutiva de Lawrence Kohlberg (1927-1987).

O livro “'Uma voz diferente': contribuições, desdobramentos e o legado das ideias de Carol Gilligan (1936-)" foi, segundo os organizadores, considerado um dos livros mais influentes da segunda metade do século XX e aclamado como um dos grandes marcos teóricos para o estudo da moralidade, impulsionando a renovação da literatura especializada, e para a teoria feminista (HEKMAN, 1995). Quatro décadas depois, as implicações teóricas, metodológicas e epistemológicas de seu trabalho ainda estão sendo exploradas e discutidas na pesquisa científica, em âmbito nacional e internacional. Nesse sentido, convidamos psicólogos(as), filósofos(as), educadores(as), estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados(as) para enviar artigos que apresentem discussões ou resultados de pesquisas que abordem direta ou indiretamente as contribuições e os desdobramentos das ideias de Gilligan, postuladas a partir de seu livro inaugural, ou que abordem de alguma forma o legado das ideias da autora, em diferentes contextos e áreas do conhecimento em que possam se vincular, desde a Psicologia Moral, Filosofia Moral, Estudos Feministas, Estudos de Gênero, etc.

Elencam-se três principais eixos que as contribuições de Gilligan cujo legado se enquadram os eixos que os artigos enviados podem se enquadrar e que orientam e articulam o presente Dossiê, sendo eles: 1) Orientação moral e Ética do Cuidado; 2) Afetividade e crítica ao racionalismo; e 3) Feminismo e a voz diferente. Artigos que não se enquadram diretamente nestes eixos, mas que de alguma forma estejam de acordo com a proposta ou mesmo que tragam revisões críticas ou discutam alternativas às ideias originais de Gilligan, também são bem-vindos para compor o Dossiê.

Os trabalhos devem ser submetidos até 31 de agosto de 2021. Para isso, é necessário entrar login e senha através do link a seguir: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/login. Os trabalhos devem estar adequados às Normas da Revista: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/about/submissions.

A previsão de publicação está prevista para maio de 2022.

Atenciosamente,

Editores

 

Referências fornecida pelos Organizadores:

GILLIGAN, Carol. Uma voz diferente: psicologia da diferença entre homens e mulheres da infância à idade adulta. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1982.

HEKMAN, Susan. Moral voices, moral selves: Carol Gilligan and feminist moral theory. Pensilvânia, Penn State University Press, 1995.

KOHLBERG, Lawrence; GILLIGAN, Carol. The adolescent as a philosopher: the discovery of the self in a postconventional world. Daedalus, v. 100, n. 4, p. 1051-1086, 1971.

SILVA, Matheus Estevão Ferreira da. Carol Gilligan e a ética do cuidado na produção de pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Moral de três Programas de Pós-Graduação stricto sensu (2008-2019). Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 12, n. 1, p. 166-204, 2020.

SILVA, Matheus Estevão Ferreira da. Afinal, o que foi o debate Kohlberg-Gilligan?. Schème – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, 13(1), 2021, No prelo.