Avaliação das Atividades Realizadas em uma Instituição de Atendimento de Crianças e Jovens com Autismo: Contribuições com a Implantação de um serviço de Terapia Ocupacional

Autores

  • Flávia Arantes Táparo Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília
  • Andrea R.S.B. Giardinetto Universidade Estadual Paulista - FFC

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2012.v12n1.1645

Resumo

O Autismo Infantil é um Transtorno Global do Desenvolvimento que se caracteriza pela presença de comprometimentos severos nas áreas de comunicação, interação social recíproca, interesses e comportamentos. Este trabalho teve como objetivos analisar o atendimento realizado com indivíduos autistas em uma instituição e verificar como a Terapia Ocupacional pode contribuir na atenção voltada aos alunos. A pesquisa foi realizada através da observação e registro em diário de campo das atividades realizadas por cinco indivíduos com Autismo em uma associação específica de Autismo e Transtornos no Desenvolvimento. Também foi realizada entrevista com os profissionais que atuam na instituição. No diário de campo, nota-se a prevalência das atividades pedagógicas. Por outro lado, observa-se escassez de atividades funcionais, de atividades básicas e instrumentais de vida diária, e de atividades direcionadas à comunicação e interação. Nas entrevistas, foi possível constatar que existe interesse dos profissionais na implantação do serviço de Terapia Ocupacional. Considerando as possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional junto às crianças e jovens com autismo, conclui-se que a implantação desse setor nessa associação poderia trazer inúmeros benefícios para os usuários e equipe de profissionais da instituição.

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Publicado

2012-03-14

Edição

Seção

Artigos