NEOFEMINISMO: OS MOVIMENTOS DE MULHERES DO SUL GLOBAL PODEM REDIRECIONAR O FEMINISMO?

Autores

  • Janine Hadassa Oliveira Marques de Borba Universidade Federal do ABC
  • Julia Bertino Moreira Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2015.v15n2.p49-56

Palavras-chave:

Neofeminismo, identidade cultural, Sul Global, teoria feminista

Resumo

Este artigo busca investigar a nova conjuntura do movimento feminista do Sul-Global, a qual poderia constituir uma mudança significativa no feminismo global – o Neofeminismo. Pretendemos investigar quais são as razões que fundamentam esta perspectiva, partindo da teoria pós-moderna. Os resultados apontam uma conjuntura essencialmente diferente das fases anteriores, na qual movimentos do Sul Global caminham em direção a uma atuação transnacional e anti-globalização.  A partir de uma abordagem explicativa, a construção teórica foi baseada na revisão bibliográfica de livros e artigos relacionados ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Hadassa Oliveira Marques de Borba, Universidade Federal do ABC

Formação em Ciências e Humanidades e Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC. Pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Cientifica “Pesquisando Desde o Primeiro Dia” (PDPD) da Universidade Federal do ABC, originalmente denominada “Neofeminismo: uma nova identidade no século XXI”.

Julia Bertino Moreira, Universidade Federal do ABC

Orientação: Profª Drª Julia Bertino Moreira do Bacharelado de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Arcturus, s/n, São Bernardo do Campo – SP, sala 311

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Artigos