Jogo eletrônico mediando a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mundo do trabalho

Autores

  • Marilene Calderaro Munguba Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2011.v11n2.507

Resumo

Objetivo: Avaliar a repercussão do jogo eletrônico na aprendizagem de conceitos pedagógicos sobre a preparação para o mercado de trabalho, de jovens e adultos com deficiência intelectual. Método: Pesquisa aplicada, descritiva, intervencionista, qualitativa, em escola especial filantrópica, em Fortaleza, Ceará, Brasil, de agosto de 2008 a novembro de 2008; abordou-se 10 jovens e adultos com deficiência intelectual das oficinas profissionalizantes. Aplicou-se grupo focal, observação e grupo focal, análise temática e qualitativa. Resultados: A importância da preparação para ingressar no mercado de trabalho foi ressaltada por 40% dos sujeitos; 40% ressaltam que um comportamento sociável e a higiene pessoal demonstram que a pessoa está preparada para trabalhar. O jogo eletrônico despertou interesse de todos, e 90% dos participantes afirmaram que o jogo facilitou a sua aprendizagem. Conclusão: A aplicação do jogo resultou na aprendizagem dos conceitos pedagógicos focados no ingresso de jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Marilene Calderaro Munguba, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutora em Ciências da Saúde e Mestra em Educação Especial. Docente do curso de Terapia Ocupacional da UNIFOR e Membro da Equipe de Assessores Pedagógicos do Centro de Ciências da Saúde da UNIFOR.

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Publicado

2011-06-15

Edição

Seção

Artigos