UM ESTUDO SOBRE O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UNIDADE TEORIA E PRÁTICA? (1994), DE SELMA GARRIDO PIMENTA

Autores

  • Agnes Iara Domingos Moraes Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2010.v10n2.478

Resumo

Com o objetivo compreender um importante momento da história da formação de professores no Brasil, enfoca-se a discussão sobre estágio na formação de professores apresentada pela professora paulista Selma Garrido Pimenta (1943- ), no livro intitulado O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?, publicado pela Editora Cortez (SP), com 1ª edição em 1994 e a 8ª e última (até o momento), em 2009. Dentre os resultados conclui-se a importância da contribuição de Pimenta (1994) bem como a influência de seu pensamento nos cursos de formação de professores, em especial no que concerne ao estágio, isso tanto no âmbito acadêmico propriamente dito quanto no âmbito de políticas de governo, haja vista sua participação na elaboração de documentos oficiais do governo federal, de governos estaduais e instituições a eles vinculadas.

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Biografia do Autor

Agnes Iara Domingos Moraes, Faculdade de Filosofia e Ciências

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília; e integrante do Grupo de Pesquisa “História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil” (Gphellb) FFC/Unesp/Marília 17525-9000 – Marília – SP. E-mail: moraes.aid@gmail.com

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Publicado

2010-09-23

Edição

Seção

Artigos