Arquitetura da informação de web sites: um enfoque à Universidade Aberta À Terceira Idade (UNATI)

Autores

  • Fernando Luiz Vechiato
  • Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2008.v8n1.184

Resumo

A comunicação via Web cresce assustadoramente exigindo tratamento adequado da informação digital. Neste contexto surge a Arquitetura da Informação para auxiliar na organização e estruturação das interfaces digitais proporcionando acesso à informação e facilitando a navegação pelos websites. Com característica exploratória, descritiva e analítica, foram selecionados para a pesquisa os temas: Terceira idade, relação idoso-internet, a história da Universidade Aberta á Terceira Idade (UNATI), websites, Arquitetura da Informação, elementos de estrutura de websites focando acessibilidade e usabilidade. Aulas de informática para um grupo de alunos da UNATI proporcionaram análise de websites destinados a esse público e indicaram alguns elementos da Arquitetura da Informação que atendem as suas necessidades. A proposta de desenvolvimento de um site e repositório para UNATI - UNESP de Marília poderá contribuir com a organização e preservação da memória e história da UNATI, proporcionando maior visibilidade das atividades desenvolvidas pelo núcleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Vechiato

Graduando Biblioteconomia, bolsista CNPq/PIBIC - Membro do grupo de pesquisa “Novas Tecnologias em Informação”.

Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira

Graduanda Arquivologia, bolsista CNPq/PIBIC, Bacharel em Biblioteconomia, 2004, Unesp - Marília – SP – Membro do grupo de pesquisa “Novas Tecnologias em Informação”.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti

Orientadora. Doutora em Educação. Professor assistente doutor da Pós-graduação Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP- Marília

Downloads

Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos