A PROBLEMÁTICA DA ÉTICA E SUA PRESENÇA NA PESQUISA ACADÊMICA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Helber Tomyo TSUCADA Unesp - Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2006.v6n0.139

Resumo

A discussão da questão da ética faz emergir, no contexto filosófico, uma série de polaridades, dentre as quais assume posição central a polaridade entre indivíduo e sociedade, a qual será determinante no processo de formação moral da personalidade. Nessa etapa da pesquisa procuramos nos deter em dois pensamentos filosóficos que são tradicionalmente reconhecidos como essenciais na discussão e polaridade referidas. Desse modo, essa pesquisa diz respeito a um estudo da noção de virtude e moral na ética kantiana e na ética aristotélica. A apreensão dos matizes e limites básicos de cada uma dessas vertentes da filosofia moral possibilita uma base teórica para analisar criticamente, numa etapa posterior, a presença ou não, e suas causas, da Ética na pesquisa acadêmica na área de Educação.

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Publicado

2007-10-14

Edição

Seção

Artigos