APRESENTAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília
  • Ana Carolina Monéia Farias

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2016.v16n2.p1-2

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

O volume desta publicação que o leitor acessa é inteiramente dedicado às Relações Internacionais.

O primeiro artigo, de autoria de  Fernanda Reis da Rosa e Níkolas Carneiro dos Santos, versa sobre um levantamento das instituições e projetos de desenvolvimento no âmbito do Mercosul.

O segundo texto, de Raony Palicer, aborda a inserção internacional dos pequenos Estados da Oceania e as configurações hegemônicas nele presentes.

A terceira publicação contempla análise de Júlio César Bellatine Joris de Oliveira sobre a trajetória dos treze primeiros anos dos BRICS, bem como os desafios dos Estados constituintes individual e coletivamente.

A quarta reflexão, de lavra de Claudia Santos, trata do tratamento da mulher como sujeito histórico no século XXI por organizações internacionais, notadamente a ONU e a ação da mulher no conflito Árabe-Israelense.

Por fim, mas não menos relevante, a contribuição de Gustavo Jordan Ferreira Alves recai sobre a problemática da segurança alimentar na Amazônia e agricultura familiar como uma destas realidades contraditórias em relação a sua reconhecida riqueza natural, enfatizando os desafios enfrentados na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Editorial