Apresentação

Autores

  • Rosângela de Lima Vieira Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2019.v19n2.p1-2

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Com satisfação apresento esse dossiê sobre a “África, e as relações Brasil e África”, fruto de um trabalho compartilhado na disciplina.

Embora a lei 10.639 de 2003 tenha tornado obrigatórios os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana, os entusiastas crêem no efeito multiplicador num processo de mudança na formação dos professores e profissionais em geral.  O currículo escolar não pode retratar somente a cultura europeia, num país em que 45% da sua população é formada por afrodescendentes.

Nosso interesse em relação à África vem se ampliando ao longo do tempo, na própria experiência acadêmica. Organizamos a Semana Acadêmica Africana em dois anos consecutivos (2016 e 2017); o evento que busca ampliar conhecimentos e proporcionar análises conjunturais sobre o Continente, as relações Brasil e países africanos, e a população brasileira afro-descendente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela de Lima Vieira, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Professora doutora do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas. Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Edição

Seção

Editorial