Breves considerações sobre a construção e limites da cidadania de gênero na África do Sul

Autores

  • Marina Biagioni i Marquez Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
  • Jéssica Tauane dos Santos Santos Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2019.v19n1.p23-32

Palavras-chave:

Cidadania, Igualdade de gênero, Mulheres, África do sul

Resumo

A Constituição sul-africana pós-Apartheid (1996) trouxe inúmeros direitos às mulheres, que antes eram excluídas pela hierarquia racial com base patriarcal instalada no país. Durante o processo de transição para a democracia ocorreram vários debates sobre como construir uma democracia que não fosse cega quanto às relações de gênero. No entanto, muitas das novas leis e políticas não conseguiram abarcar as diferenças existentes entre os distintos grupos de mulheres e não conseguiram reconhecer o fato de que as algumas possuíam experiências diferentes, pois historicamente, haviam sido mais marginalizadas. A partir da leitura de artigos científicos, o presente artigo teve como objetivo analisar medidas de igualdade de gênero que foram introduzidas na Constituição e nas instituições e observar as contradições da aplicação dessas medidas à realidade vivida por muitas mulheres sul-africanas, buscando estudar os limites da cidadania de gênero formulada. Concluiu-se que apesar dos avanços conseguidos pelos movimentos feministas sulafricanos as medidas adotadas para o estabelecimento de uma cidadania de gênero não foram suficientes para realmente mudar o cenário de desigualdade em que as mulheres vivem na África do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Biagioni i Marquez, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Discentes do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília-SP.

Jéssica Tauane dos Santos Santos, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Discentesdo curso de Relações Internacionais da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília-SP.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Edição

Seção

Artigos