Os ciclos sistêmicos de acumulação e o continente africano: uma análise sobre o comércio de escravos na economia-mundo capitalista

Autores

  • Marlon Henrique Aramor Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2018.v18n2.p5-22

Palavras-chave:

Ciclo sistêmico de acumulação, Tráfico de escravos, África

Resumo

A nossa pesquisa possui dois objetivos. O Primeiro objetivo de nosso trabalho é modesto, o segundo é ambicioso. O objetivo modesto será percorrer alguns caminhos conceituais para compreendermos a lógica estrutural da acumulação e expansão financeira do capitalismo histórico. O objetivo ambicioso será, por algumas vezes, desviar de nosso itinerário por atalhos da economia de mercado dos séculos da dominação do comércio escravagista africano em relação à economia-mundo. Nesses longos séculos, a apropriação impelida ao continente africano desempenhou diferentes formas de dominação por entre os ciclos de acumulação do capital, destinando os excedentes da espoliação das produções mercantis do tráfico de escravos, dessas terras longínquas, aos grandes centros do sistema hegemônico de cada época. Nesse contexto, a estrada que nos conduz pelos ciclos sistêmicos de acumulação de capital parece ser pavimentada com a inserção do continente africano na economia mundo capitalista. Mas, principalmente, gostaríamos de percorrer os caminhos sobre as grandes correntes da evolução histórica que conduziu a África até meados do século XIX, no bojo do moderno sistema-mundo capitalista, segundo a tese de que o tráfico de escravos foi tanto consequência quanto elemento chave da edificação da economia capitalista, iniciada em 1450, pelos europeus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Henrique Aramor, Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP/Campus de Marília

Marlon Henrique Aramor é bacharel e licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – UNESP Marília. O presente trabalho foi orientado pela Profa. Dra. Rosângela de Lima Vieira.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Edição

Seção

Artigos