A traducibilidade de gramsci para o Nordeste Brasileiro: apontamentos exploratório-comparativos através da teoria crítica sobre os processos internacionais de atuação do capitalismo

Autores

  • Rodrigo Santos Cruz Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
  • Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/1415-8612.2017.v17n2.p37-48

Palavras-chave:

Gramsci, Nordeste brasileiro, Mezzogiorno, Traducibilidade

Resumo

Este artigo faz uma comparação entre Sul italiano e Nordeste brasileiro observando a interpretação de Antonio Gramsci sobre o problema da questão do Mezzogiorno na península itálica. Supõe-se que o capitalismo internacional promove processos de acumulação desequilibrados em virtude da classe burguesa não lograr a hegemonia de forma difusa em seus processos de inserção como classe dominante no mundo contemporâneo. O trabalho está dividido em duas seções: a primeira aborda os aspectos gerais que compõe a situação do Sul italiano, de acordo com Gramsci; a segunda seção se debruça sobre a possibilidade de tradução da região nordeste brasileira como oriunda de processos sociais iguais ao que formaram a questão regional italiana. São usados nessa segunda parte tanto a interpretação do próprio Gramsci como de autores que comentaram sua obra e de outros pensadores que abordam a problemática que envolve a região nordestina no quadro nacional de participação política e econômica diante do capitalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Santos Cruz, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Mestre em Ciência Política e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC/Marília)

Downloads

Publicado

2020-11-17

Edição

Seção

Artigos