Revista Eletrônica Informação e Cognição https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic <p>São inúmeros os estudos que analisam o impacto cultural dos atuais meios de comunicação. Embora partam das mais diversas perspectivas – do elogio quase ingênuo até a crítica radical -, os estudiosos do tema, porém, são unânimes quando se trata de apontar um aspecto benéfico dos meios de comunicação de massa, possível apenas na era da Internet, qual seja, a maior facilidade de acesso à informação de todo tipo. É apenas graças à existência dessa extraordinária rede mundial de informações que nos constituímos enquanto um instrumento de divulgação de idéias geradas, dinamicamente, no diálogo interdisciplinar sobre a natureza dos processos mentais e sua possível simulação em artefatos mecânicos. É neste contexto que, com o objetivo de reunir em uma coletânea os trabalhos dos pesquisadores, do Brasil e do exterior, a respeito da relação que se estabelece entre informação e conhecimento no processo de aprendizagem, que surgiu a idéia da criação de uma revista eletrônica, internacional. Nasceu, assim, a Revista Eletrônica Informação e Cognição enquanto veículo para a pesquisa científica e filosófica voltada à Teoria da Informação, à Filosofia da Mente, à Ciência Cognitiva e à Ciência da Informação. Cada edição da Revista Eletrônica Informação e Cognição se propõe reunir textos, por afinidade temática, destinados às seções de artigos, comunicações e recensões visando a divulgar e a promover perspectivas críticas fundamentadas em áreas interdisciplinares. Resultante de um significativo esforço coletivo, modelo exemplar de auto-organização, esta Revista abre mais um espaço ao debate sobre a natureza da informação e de seu papel cognitivo no comportamento inteligente. Este terceiro volume, incompleto, reúne, certamente, erros e imperfeições de vários tipos. Esperamos que eles possam nos auxiliar no aperfeiçoamento e enriquecimento dos números vindouros.</p> pt-BR reic.marilia@unesp.br (Editor) reic.marilia@unesp.br (Editor) Tue, 05 Jul 2011 14:16:59 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 PREFÁCIO https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/750 Este volume constitui a terceira oportunidade que nos foi oferecida pelos responsáveis pela Revista Eletrônica Informação e Cognição (REIC) para a edição de um número dedicado aos temas da Lógica e da Filosofia da Ciência. Anteriormente havíamos editado o número 1 do volume 4 (2002-2005) e, mais recentemente, o número 2 do volume 5 (2006). Agradecemos, portanto, o voto de confiança depositado pelos responsáveis por essa publicação em nosso trabalho. Agradecemos, também, aos autores do presente número pela contribuição. Fazemos votos que a REIC possa tornar-se um espaço tradicional para a publicação de trabalhos nos temas da Lógica e da Filosofia da Ciência. Hércules de Araujo Feitosa, Frank Thomas Sautter, Maria Claudia Cabrini Grácio Copyright (c) https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/750 EXISTE UMA SÓ CIÊNCIA, A DA VIDA SOCIAL? https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/751 O texto abaixo tem por objetivo apontar a que conseqüências reducionistas leva a sociologia cognitiva da ciência [SCC], também conhecida como Programa Forte ou socioconstrutivismo. Ao se apresentar como capaz de explicar o conteúdo da ciência por meio de causas sociais e ao desqualificar as razões epistêmicas como vazias idealizações filosóficas, a SCC acaba por se tornar a única autêntica metaciência possível. A SCC é guindada à condição de ciência da ciência e passa a deter o monopólio reconstrutivo sobre a ciência. Este artigo chama a atenção para as implicações de se reduzir a cognitividade da ciência a produto da vida social. E questiona a desqualificação, levada a cabo pela SCC, do que pensam sobre a ciência os filósofos e os próprios cientistas. Do fisicalismo justificacionista ao sociologismo relativista varia apenas a versão do reducionismo. O que se defende no texto é que é somenos importância se é natural ou social. Isto porque trocar o reducionismo das ciências naturais pelo das ciências sociais em nada contribui para uma melhor elucidação da racionalidade científica. Alberto Oliva Copyright (c) https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/751 SOBRE UMA EPISTEMOLOGIA EM BASES NÃO CONSOLIDADAS https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/752 This article has as theme the science in the post-modern scenario. It tries to understand the modern science project as it was settled down by Descartes by means of showing its contemporary developments. It seeks to think the contribution of the mythos (Prometheus and Pandora particularly) to the scientific creations and discoveries. This article is based upon some theoretic evaluations such as those of Daniel Bensäid that points out the knowledge shattering into pieces of the specialized sciences. And Joseph Campbell that postulates the indissociability between the science and the human being at the world. This work makes an attempt to an adequate bibliographical synthesis able to comprehend the multidimensional focus leading to an integrated view in which the nature, the human being and the sciences communicate each other in an opened system. This system accepts the ambivalence that embraces both order and chaos as parts of the communication process. Fernando Miguel Palmerim de Azevedo Athayde, Roberto S. Kahlmeyer-Mertens Copyright (c) https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/752 IDENTIDADE, INDIVIDUALIDADE E QUASE-CONJUNTOS https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/753 This is an expository paper in which we present some motivations that have conduced to quasi-set theory, whose main ideas are also sketched. Jonas Becker, Décio Krause Copyright (c) https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/753 SOBRE O CARÁTER INTUITIVO DA TEORIA DOS CONJUNTOS DE DEDEKIND: CONSIDERAÇÕES SOBRE O AXIOMA DA REGULARIDADE https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/754 In this article, I intend to show that Dedekind’s set theory has not an intuitive character, once in Dedekind’s set theory the axiom of regularity is not valid. Since such axiom guarantees that the notion of pertinence has a behavior related to our intuitions about sets, Dedekind’s set theory is not an intuitive one, but rather an abstract set theory, in which our normal conceptions about sets and their properties are not valid. Walter Gomide Gomide Copyright (c) https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/754 TEACHING LOGIC https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/755 In this paper the author emphasizes the value of problems and problem solving in the teaching of logic. Afterwards, special attention is given to Natural Deduction. Also, this paper poses some reflections relative to the presentation of the notions of univocal connective and conservative extension in a teaching situation. Some brief remarks on Analytic Tableaux and logical terminology may also prove useful pedagogically. Rodolfo Ertola Copyright (c) https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/755 UM SISTEMA DE TABLEAUX ANALÍTICOS PARA A LÓGICA DO PLAUSÍVEL https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/756 The Logic of the Plausible was introduced in 1999 by Grácio as a particularization of a family of logical systems characterized by the inclusion of a generalized quantifier in the syntax of the classical logic of predicates, denominated the Modulated Logics. The semantical interpretation of these logics is given by a subset of the power set of the universe. In this particularization of modulated logics, it is included the quantifier of Plausible P that engenders the formalization of a type of inductive reasoning so that "a ‘good’ number of individuals possesses certain property". We introduced a new deductive system for the Logic of the Plausible, denominated TLP, built following the principles of the classical semantical tableaux. Besides, we sketched the equivalence of this new deductive system relative to the axiomatic system originally presented by Grácio. Luiz Henrique da Cruz Silvestrini Copyright (c) https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/reic/article/view/756