Pré-vestibulares populares e a democratização do acesso ao ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2020.v21n1.p57-70

Palavras-chave:

Educação. Cursinhos populares. Ensino Superior.

Resumo

No Brasil, embora a Constituição Federal garanta o direito à educação pública e gratuita a todos, o que se observa, na prática, é que determinados níveis educacionais – em especial o Ensino Superior – continuam limitados à classe dominante, que utiliza desses espaços para perpetuar a divisão social do trabalho. Neste artigo, discute-se o papel dos cursinhos pré-vestibulares populares na democratização do acesso ao ensino superior. Parte-se do pressuposto que tais projetos contribuem para uma luta mais ampla pela superação da própria sociedade de classes à medida que atuam socializando os saberes e viabilizando sua apropriação pela sociedade.

Submetido em: 20/01/2020
Aceito em: 01/06/2020

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Biografia do Autor

Felipe Pinto SIMÃO, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro. Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Nathanael da Cruz e SILVA NETO, Universidade Estadual Paulista

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília. Marília, São Paulo, Brasil.rília-SP.

Julio Cesar TORRES, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista

Docente e Diretor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Campus de Marília. São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigos