A QUESTÃO AGRÁRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA MERCANTILIZAÇÃO DO LIVRO

Autores

  • Raimunda Áurea Dias de SOUZA
  • Celmara Coelho de AMORIM

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2017.v18n2.04.p45

Palavras-chave:

livro didático, questão agrária, editora, camponês, campo

Resumo

Tudo em um estado capitalista é mercadoria, especialmente a força de trabalho, fonte da riqueza. Assim, para que o princípio de mercadoria materialize-se, o trabalho como realização e valor de uso passa a ser substituído pelo valor de troca num processo constante de alienação. Para naturalização desse fato, o espaço formativo passa a ser capturado como canal importante de dominação e controle de ideias com vistas à proliferação do sistema.  Dentro dessa perspectiva, cria-se uma indústria voltada especificamente para produzir livros didáticos como peça da engrenagem de produção e reprodução do ideário burguês.

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Biografia do Autor

Raimunda Áurea Dias de SOUZA

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Publicado

2018-01-31

Edição

Seção

Artigos