Representações sociais, estigmas e cultura no espaço comum de pequenas organizações: um estudo em um Centro Comercial

Autores

  • Marina Dantas de FIGUEIREDO
  • Neusa Rolita CAVEDON
  • Alfredo Rodrigues Leite da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2014.v15n2.4642

Palavras-chave:

representação social, estigma, cultura organizacional, homossexualidade, etnografia.

Resumo

O presente artigo busca compreender os processos nos quais a convivência de grupos diversos constrói noções do senso comum estigmatizadas, que se incorporam à cultura em pequenas organizações que compartilham espaços comerciais. Com esse intuído a discussão proposta foi articulada em torno de um estudo sobre a construção de representações sociais no contexto de pequenas organizações que compartilham espaços em um centro comercial em Porto Alegre. A coleta de dados foi realizada por meio técnica da observação participante e de 19 entrevistas não estruturadas, além de pesquisa documental. Esses dados foram articulados em uma análise etnográfica que permitiu constatar o compartilhamento de influências oriundas de representações circulantes na sociedade, em rebatimentos específicos no tocante aos interesses envolvidos no espaço comum às organizações. Tais interesses permitiram identificar dois grupos: “bons frequentadores” e “maus frequentadores”. Ao interagirem com o espaço, os membros desses grupos, em conjunto
com as pessoas nas organizações nele inseridos, remetem a novas representações sociais, por vezes carregadas de significações negativas
e estigmatizantes com impactos profundos nas relações pessoais e organizacionais estabelecidas naquele locus permeando as culturas nas
organizações envolvidas.

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Biografia do Autor

Marina Dantas de FIGUEIREDO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Neusa Rolita CAVEDON

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Alfredo Rodrigues Leite da SILVA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

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Publicado

2015-01-28

Edição

Seção

Artigos