O trabalho remoto escolar no contexto pandêmico

limites e possibilidades de estudantes da educação básica da região metropolitana de Sorocaba

Autores

  • Luciana Cristina Salvatti COUTINHO Universidade Federal de São Carlos, UFSCar
  • Marcos Francisco MARTINS Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Maria Carla CORROCHANO Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p223-244

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Pandemia de covid-19, Região Metropolitana de Sorocaba, Exclusão digital, Educação básica

Resumo

O estudo aqui relatado, desenvolvido por um conjunto de quinze pesquisadores, foi um dos primeiros a buscar compreender os limites e as possibilidades que os(as) estudantes da rede de educação básica, pública e privada, estavam vivenciando com as atividades escolares feitas em casa, no contexto de pandemia causada pelo novo coronavírus, com investigação de tipo bibliográfica, documental e de campo, realizada entre os meses de abril e maio de 2020. Concentrada em uma região localizada no interior do Estado de São Paulo, a Região Metropolitana de Sorocaba, permitiu evidenciar a situação desigual de estudantes de cidades de porte médio, em geral pouco presentes na produção acadêmica do campo. A pesquisa ainda possibilitou perceber que, neste contexto de pandemia, para se garantir o constitucional direito à educação, é condição sine qua non tanto o equipamento digital e boas condições de acesso à Internet, quanto a necessidade de mediação do processo educativo escolar por um profissional da educação, o(a) professor(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Cristina Salvatti COUTINHO, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar

Docente do DCHE/UFSCar, Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFSCar, ex-Coordenadora do PPGEd-So, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT UFSCar-So. 

Marcos Francisco MARTINS, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente do DCHE/UFSCar (Departamento de Ciências Humanas e Educação) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar campus Sorocaba (PPGEd-So), líder do GPTeFE (Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação) e Bolsista PQ-CNPq.

Maria Carla CORROCHANO, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente do DCHE/UFSCar, do PPGEd-So e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana – PPGECH da UFSCar Sorocaba.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos